Mini tartes de lima e coco

Tarte de lima

Esta sobremesa é perfeita para os dias de calor porque é um semi-frio. O melhor de tudo é que não leva açúcar refinado, nem farinha, nem leite. Portanto, ninguém estraga a dieta!

Tenho cá em casa um amante de lima e de limão. Sim, o Pedro (minha cara-metade) é efectivamente a pessoa que eu conheço que mais gosta de limão. Não me entendam mal, eu também gosto bastante de limão, mas não como ele. Se houver gelado de limão no menu, de certeza absoluta que será a escolha dele.

Mas a verdade é que nunca sei o que levam esses gelados/sorvetes de limão que compramos por aí ou que nos servem em restaurantes. Alguns até sentimos que foram feitos com fruta de verdade, mas há outros que são pura ficção. Pela via das dúvidas, resolvi arranjar uma alternativa caseira e mais saudável.

Num destes dias deparei-me com uma dezena de limas no frigorífico e pensei “não é tarde nem é cedo, é hoje!”. Apesar de ter feito a receita com limas, acho que se fizerem com limão sairá igualmente boa. Aqui em Angola as limas são baratas mas em Portugal não, portanto estejam à vontade para fazer essa substituição.

O recheio cremoso (e sem lactose) desta sobremesa consegue-se através do leite de coco, que é batido até ficar com a consistência de chantilly. A base é feita de amêndoas e tâmaras, portanto nem um grãozinho de farinha é necessário!

Mas há truque: terão que utilizar leite de coco gordo, nada de leite de coco light senão não funciona. Se tiverem dúvidas agitem a lata, se sentirem o conteúdo muito aguado lá dentro, não serve.

Agora que já vos contei tudo, vamos experimentar?


Ingredientes:

2 latas de leite de coco (leiam a dica acima)

4 a 5 limas (sumo e raspa)  – se fizerem com limões 2 ou 3 devem chegar

4 colheres de açúcar de coco (podem colocar mais se gostarem mais doce)

1 chávena de chá de amêndoas cruas e peladas (outros frutos secos também funcionam)

6 ou 7 tâmaras sem caroço

Preparação:

Comecem por triturar as tâmaras e amêndoas num robot de cozinha ou liquidificador, até ficar uma massa consistente. Se as tâmaras estiverem muito secas, mergulhem-nas antes em água quente durante 5 min.

Forrem as formas de mini tarte com papel vegetal (dá para 4 ou 5 dependendo do tamanho das formas). Coloquem um pouco da mistura em cada forma e pressionem com os dedos para espalhar uniformemente, preenchendo todos os socalcos. A base deve ficar com cerca de 1 cm. Quando estiverem prontas, reservem.

De seguida abram a latas de leite de coco e retirem apenas a parte sólida (tipo natas), só irão utilizar essa. Com uma batedeira batam essas “natas” até ganharem a consistência de chantilly. Juntem pouco a pouco os restantes ingredientes, batendo sempre. Provem e ajustem o açúcar ou lima se vos parecer necessário.

Deitem essa mistura nas formas e terminem raspando um pouco de lima por cima, para enfeitar. Coloquem no congelador durante 1 ou 2 horas (dependendo da temperatura do vosso aparelho). Retirem quando estiverem sólidas e desenformem. Esperem 10 min antes de servir para ficarem com a consistência de semi-frio.

Bom apetite!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s