Quinoa com brócolos e mascarpone

IMG_2002

Como uma viagem a Miami e às ilhas Keys me tornaram fã de quinoa e a receita fácil, rápida, saborosa e saudável com esta alternativa.

Todos já ouvimos a expressão “não negue à partida uma ciência que desconhece”, certo? Pois com a quinoa aplica-se exactamente isso. É verdade que agora anda na moda, toda a gente fala disso, etc. e eu como tenho sempre tendência de nunca confiar nas “modas”, nunca resolvi experimentar. Achei que era mais um ingrediente “overrated”, como dizem os americanos, e nunca me deu para isso. Até que no ano passado, numa visita aos EUA, mais precisamente a Miami e às ilhas Keys (fotos abaixo), serviram-me quinoa num bistrô muito bem cotado e adorei. Aliás, adorámos, porque o meu marido também ficou fã. A quinoa vinha a acompanhar um peixe típico da zona (hogfish) e foi de comer e chorar por mais. No dia seguinte ainda nos aventurámos a fazer canoagem por estas águas cristalinas e pelos mangais. O mais difícil foi resistir à tentação de mergulhar nesta imensidão de azul, porque estas águas têm imensa fauna perigosa, como tubarões, aligators, raias, etc.

Mas para além das paisagens fantásticas e emoções fortes das quase 2 semanas de viagem, a experiência com a quinoa ficou-nos também na memória (portanto foi boa ao ponto de ser memorável). E se eu até sou mais orientada a comidas vegetarianas, vegan, etc. o Pedro não vive só disso. Ninguém lhe tira um bom bife do lombo ou uma pasta cheia de natas, bacon e outros ingredientes que estão na essência das doenças coronárias. Mas como qualquer comum mortal, temos que cuidar da nossa saúde e ele acaba por alinhar e até incentivar os meus devaneios vegetarianos e afins. E verdade seja dita, rende-se às evidências e volta e meia oiço: “não queres fazer a quinoa?”.

Por isso, meus caros, se tal como eu ainda não deram uma hipótese à quinoa, façam-no com esta receita e prometo que não se vão arrepender. É uma excelente alternativa às massas e contém muito mais proteína. Para além disso, é tão fácil de fazer como pôr massa a cozer… Por isso não há desculpas e toca a experimentar!


Ingredientes (2 pessoas)

1 caneca de quinoa (usei quinoa branca mas se tiverem outra também funciona)

2 canecas de água quente

500g de brócolos frescos (de preferência biológicos e cortados aos bocados pequenos)

2 dentes de alho (picados)

4 colheres de sopa de queijo mascarpone

Azeite virgem q.b (podem utilizar azeite normal, de abacate ou outro que prefiram)

Sal dos himalaias q.b (flor de sal também serve)

Pimenta preta em moinho q.b

Preparação

Coloque 2 canecas de água num tacho e leve ao lume até ferver. Introduza a quinoa  e uma pitada de sal e deixe cozer em lume brando durante cerca de 15 minutos ou até evaporar a água quase toda. Assim que estiver pronta, escorra* (como se fosse massa ou arroz) e reserve.

Num wok ou frigideira grande refogue o alho com o azeite e introduza os brócolos. Tempere com sal e pimenta a gosto e salteie em lume médio até ficarem tenros. Se necessário junte uma ou duas colheres de sopa de água para não secar demasiado.

Junte a quinoa aos brócolos e adicione o queijo mascarpone. Envolva tudo em lume brando e sirva. Pode juntar um pouco mais de azeite e mascarpone para enfeitar.

Contem-me se gostaram, mas depois disto, não há como não ficar fã de quinoa!!

Anúncios

One thought on “Quinoa com brócolos e mascarpone

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s