Brownie de chocolate, banana e café

IMG_1995

Uma receita inspirada numa viagem à terra do cacau e do café, que reúne o que São Tomé e Príncipe tem de melhor.  Ainda por cima sem glúten, sem ovos, sem lactose, sem açúcar refinado, mas deliciosa! 

Já tinha estado em São Tomé há quase 10 anos atrás, mas na altura não fui ao Príncipe. If only I knew… Fiquei absolutamente maravilhada com esta ilha. É de facto um paraíso: o verde a perder de vista que contrasta com o azul turquesa do mar… São paisagens que se respiram e inspiram para sempre. E as pessoas, as pessoas são o que une e torna tudo isto inigualável.

Numa terra como esta, que é extremamente fértil, não pode faltar boa fruta e boa comida. A banana é sem dúvida a rainha. Têm pelo menos 6 tipos diferentes de banana e os bananais cobrem uma vasta área do território. Mas encontram-se ainda à beira da estrada: mamão, manga, carambola, cajamanga (conheci agora), coco, maracujá (dos pequenos e dos gigantes) e framboesas que parecem gomas, de tão garridas que são. As minhas preferidas são a jaca e o cacau. Estamos habituados a pensar no cacau só para fazer chocolate, mas na realidade é um fruto delicioso (aparece na foto abaixo, nas mãos do Sr. João, o nosso guia).

A comida baseia-se essencialmente em peixe (como já era expectável), acompanhado de banana-pão ou fruta-pão (qualquer das duas é ótima, especialmente frita), óleo de palma e muito tempero. O Calulu e Molho no Fogo são 2 dos pratos típicos, eu prefiro o último.

Nesta viagem não faltou uma ida o mercado e a algumas roças que fazem produção artesanal de vários produtos. Trouxe comigo 3 variedades de bananas, gindungo “fura cueca” (tirem as vossas ilações!), café, óleo de coco, cacau em todas as formas possíveis (moído, em pasta, em mel, you name it..), vagens de baunilha e muitos temperos da terra (açafrão, noé, gengibre, folha de mosquito, entre outros).

Esta receita acaba por celebrar alguns dos ingredientes-chave desta terra fantástica, onde de certeza absoluta irei regressar um dia. Por isso, desta vez deixo-vos não só o convite para experimentarem a receita, como também para visitarem o país.


Ingredientes:

2 colheres de sopa de linhaça em pó

5 colheres de sopa de água

4-5 bananas maduras (têm mesmo que estar maduras senão não funciona)

1 chávena de chá de farinha amêndoa

3/4 chávena de chá de farinha de coco

3 colheres chá de café instantâneo

1 colher de chá de fermento em pó

1 colher de chá de bicarbonato de sódio

4-5 colheres sopa de açúcar de coco

3 colheres de sopa cacau cru em pó

3/4 chávena chá leite de amêndoa (ou outro à vossa escolha)

2 colheres de sopa óleo coco

1 colher de chá de extrato de baunilha

1 punhado nozes picadas grosseiramente

Chocolate preto para o topping (escolhi um do Cláudio Corallo, é biológico e sem açúcar mas não é fácil de encontrar)

Preparação:

Junte a farinha de linhaça e a água, misture e deixe repousar. Pré-aqueça o forno a 180º/200ºC.

Numa taça junte todos os ingredientes em pó: farinhas, cacau, bicarbonato e fermento. Utilize uma vara de arames  (eu chamo-lhe vara mas o nome correcto é fouet) e misture bem até desfazer quaisquer grumos. Reserve.

Noutro recipiente junte as bananas esmagadas, o leite de soja, o açúcar de coco, a baunilha, o sal, o café e o óleo . Adicione a linhaça e misture tudo bem batendo com um garfo. Junte esta mistura aos ingredientes secos e envolva com uma espátula até incorporar bem a farinha e ficar uma mistura homogénea. Inclua as nozes e misture. Se pretender, deixe algumas nozes de reserva para decoração.

Forre um tabuleiro pequeno com papel vegetal e deite a mistura. Ajude com a espátula para a dividir bem no tabuleiro e preencher os cantos. Coloque no forno e deixe cozer. O tempo de cozedura varia consoante a potência dos fornos, portanto sugiro fazer o teste do palito a partir dos 20 min. Assim que o palito saia limpo, retire do forno. O brownie quer-se sempre húmido no meio por isso é sempre melhor cozer de menos do que de mais. Retire o brownie da forma com o papel vegetal e deixe esfriar.

Para o topping, coloque o chocolate numa taça em banho-maria e leve ao micro-ondas por 3/4 min ou até estar derretido. Assim que o brownie arrefecer corte em quadrados, coloque o chocolate e as nozes por cima e sirva.

Anúncios

2 thoughts on “Brownie de chocolate, banana e café

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s