Curgete panada com alho e parmesão

IMG_2315

Isto é tão saboroso e tão melhor do que as batatas fritas!! Best features: não é frito, não tem glúten e demora 10 min a fazer.

No outro dia estava em casa sozinha e não me apetecia fazer jantar só para mim (sim eu também tenho direito a ter preguiça de cozinhar!). Por outro lado estava a ver filmes e apetecia-me “picar” alguma coisa. Mas era de noite e já sabia que se me enchesse de pipocas ou algo do género ia sentir o “peso” (falo do peso na consciência e não só…).

Tinha um resto de alho assado, muita curgete e 10 min de intervalo portanto dei largas à imaginação. Parece brincadeira mas muitas das minhas receitas nascem da força das circunstâncias. É verdade que por vezes a inspiração sai de outras receitas que vou lendo, programas que vou vendo, mas muitas vezes tenho restos que quero aproveitar, então acumulei stock de algum ingrediente e tenho que escoar para não se estragar.

Este último caso raramente me acontecia por Lisboa, mas aqui em Luanda é frequente. Isto é difícil de imaginar, mas por aqui temos mesmo que fazer stocks de comida. Especialmente daqueles artigos que aparecem com menos frequência, porque nunca sabemos quando vão aparecer outra vez. Então lá vou eu, tal ursa em plena fase de pré-hibernação, com o carrinho cheio de flor de sal, tâmaras, frutos vermelhos congelados, queijos e uma série de outras coisas.

Mas este caso em particular foi fruto de alguns restos e desejo de algo crocante, que ao mesmo tempo não desse muito trabalho a fazer. Utilizei alho assado mas podem substituir por alho em pó. Vejam nas notas a receita do alho assado se preferirem, mas demora mais tempo (embora valha a pena o esforço).

Prontos para experimentar a receita?


Ingredientes:

1 curgete média

3 colheres de chá de alho em pó

3 colheres e chá de cebola em pó

1 caneca de farinha de arroz

1 chávena de chá de queijo parmesão (de preferência queijo ralado na hora)

1 ovo (batido)

sal q.b

pimenta q.b

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC e coloque papel vegetal sobre um tabuleiro de forno. Reserve.

Corte a curgete em laminas finas com a ajuda de um robot de cozinha ou mandolim. Se não tiver nenhum destes aparelhos corte com uma faca, mas o mais fino possível. Depois de cortada, tempere com sal e pimenta, misturando bem.

Num prato de sopa junte a farinha, alho e cebola em pó e o queijo parmesão. Envolva tudo até ficar uniforme. Numa taça bata ligeiramente os 2 ovos.

Passe um a um os bocados de curgete pela mistura da farinha e de seguida pelo ovo, dispondo-os no tabuleiro, ligeiramente separados. Quando terminar leve ao forno cerca de 5 min (dependendo da potência do aparelho), utilizando o modo de gratinar (grelha de cima). Retire do forno e sirva.

Nota: Se optar por fazer com alho assado: corte a parte de baixo do alho de forma até se ver os dentes de alho. Coloque-o num papel de alumínio, adicione um fio de azeite e feche bem como se fosse um embrulho. Leve ao forno durante cerca de 40 min. Retire e esprema até sair o alho todo em pasta (cuidado para não se queimar). Está pronto a utilizar.

No caso desta receita, utilizei 2 colheres de sopa de alho assado e juntei aos ovos e não à farinha. Aconselho a esfriar o alho antes de o juntar aos ovos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s