Manteiga de frutos secos

IMG_2309

Gostam de manteiga de amendoim? E se vos disser que podemos fazê-la em casa, sem açúcar refinado e em menos de 30 min, acreditam? Leiam isto!

Acho que já todos ouvimos falar da famosa manteiga de amendoim que tanto encanta os americanos. Especialmente barrada em pão de forma e em parceria com geleia ou doce, constituindo aquilo a que eles chamam de “peanut butter and jelly sandwich” e que ouvimos e vemos inúmeras vezes nos filmes. Confesso que nunca provei esta iguaria na sua plenitude mas até gosto de manteiga de amendoim. Porém, e quase como tudo o que vem em frascos, a manteiga de amendoim que se vende nos hipermercados é mega calórica e cheia de aditivos que em nada ajudam o nosso organismo.

Mas se esta é a que mais comummente ouvimos falar, a verdade é que conseguimos fazer manteiga de quase todos os frutos secos e de casca rija: amêndoa, caju, noz, avelã, etc. Esta receita que vos deixo aqui é de manteiga de amêndoa, mas acima de tudo é uma receita base que serve para qualquer outra versão, isto porque substituindo a amêndoa por amendoim ou por um fruto seco à vossa escolha, funciona na perfeição.

O bom destas manteigas é que podem ser conservadas mais de 1 semana e podem utilizá-las em sobremesas, snacks, etc. No caso das avelãs é possível ainda fazer Nutella crua! Fiquem atentos que em breve mostro-vos como.

Consigo desafiar-vos a experimentarem?


Ingredientes:

250g de amêndoas sem pele e cruas (ou amendoim ou outro fruto seco à escolha)

2 a 3 colheres de sopa de açúcar de coco (pode usar mel ou agáve, mas ficará menos fluído)

1 pitada de sal

1 pitada de canela e noz moscada (opcional e a gosto)

2 a 3 colheres de chá de óleo de coco (se pretender uma consistência mais fluída)

Preparação:

Aqueça o forno a 200ºC.

Coloque papel vegetal num tabuleiro e disponha as amêndoas por cima. Leve ao forno entre 5 a 10 min até as amêndoas estarem torradas (devem ficar com uma cor dourada e acastanhada). O tempo pode variar de acordo com a potência de cada aparelho, eu normalmente coloco o tabuleiro o mais acima possível e ponho o forno na opção gratinar (grelha de cima). É importante não se distrair porque o processo é bastante rápido e 1 ou 2 minutos a mais fazem a diferença entre torradas e queimadas.

Retire do forno, deixe arrefecer durante 5 min e coloque-as logo num processador ou robot de cozinha. Triture tudo cerca de 15-20 min (vai parecer uma eternidade mas não desista) e se necessário faça algumas paragens para raspar os bocados que vão ficando agarrados às laterais do processador.

Vai passar por uma fase em que a mistura parece areia e de seguida outra em que esta se adensa, mas se continuar a triturar vai criar uma pasta com a consistência de manteiga. Se pretender uma consistência mais fluída, adicione o óleo de coco a meio do processo. Eu não utilizei porque precisava de uma pasta mais sólida, para utilizar noutra receita.

Junte por fim o açúcar , o sal e restantes especiarias a gosto e triture durante mais 30 seg. Prove e repita o processo se necessitar de ajustar algum ingrediente. Depois disso está pronto! Coloque num recipiente hermético e guarde em local seco e fresco.

Bom proveito!

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. É ainda muito importante utilizar frutos no estado cru e sem estarem temperados (com sal, pimenta, etc.), se já tiverem sido torrados antes não funciona.

Anúncios

10 thoughts on “Manteiga de frutos secos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s