Tortilha de batata doce e legumes

IMG_2407[2]

Esta é a preferida do Pedro para o brunch de domingo. Cheia de vegetais, muito fácil de fazer e rápida. Para além disso não leva leite nem farinha. Vamos experimentar?

Desde há alguns anos que quase não uso batata nos meus pratos e com a minha vinda para Angola posso dizer-vos que não me lembro da última vez em que a comprei ou utilizei. Isto porque aqui passa-se o inverso do que em Portugal, a batata-doce é muito mais barata do que a batata-branca. Para além disso confesso que gosto muito de batata-doce e há ainda a questão desta ter um índice glicémico mais baixo, que só favorece a minha alimentação.

Por esta razão tenho vindo a adaptar os pratos a esta nova realidade, mas tenho a dizer-vos que já não volto atrás. Nesta receita por exemplo, o doce que a batata-doce imputa à tortilha dá-lhe um toque muito especial e contrapõem com os restantes sabores ligeiramente salgados. Também adoro emparelhá-la com peixe, fica ótima com a minha receita de salmão com molho de tangerina.

Na última viagem que eu e o Pedro fizemos a Miami, em 2015, ficámos em casa de uma amiga. Uma vivenda muito gira onde volta e meia se encontrava um grupo de gente cheio de boa energia e de diferentes nacionalidades: espanhóis, cubanos, peruanos, portugueses, enfim, parecia a sede da ONU!

Nestes encontros tivemos a oportunidade de provar receitas de todos estes locais, inclusive aprendi a fazer a típica tortilha espanhola e a receita é tão fácil que ficou-me na memória. Esta é uma versão adaptada e mais saudável claro, mas sempre que a faço leva-me de volta aos serões de fim de tarde em Miami.

E vocês, também associam comidas a momentos da vida ou sou a única?


Ingredientes: (4 pessoas)

1 batata doce (descascada e laminada)

1 tomate (cortado aos bocados)

1 cebola pequena (picada)

1 chávena chá de brócolos (já partidos em bocados)

1 punhado de folhas de manjericão

2 ovos

1 pacote de natas de soja (ou outras que prefiram)

1 pitada de sal e pimenta

1 pitada de noz moscada

Azeite q.b.

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180ºC.

Numa frigideira anti aderente, refogue a cebola no azeite e de seguida salteie em lume médio o tomate e brócolos, até a água dos legumes evaporar (tenha atenção para não cozer demais os legumes). Retire do lume e passe-os para outro recipiente para arrefecerem.

Bata os ovos numa taça e adicione as natas de soja. Tempere com o sal, pimenta e noz moscada a gosto.

Na frigideira inicial, disponha agora a batata-doce em fatias finas, de forma a criar uma base. Coloque por cima o tomate, cebola e brócolos e verta os ovos e natas por cima. Por último espalhe as folhas de manjericão e leve ao forno durante 15 min, ou até a batata-doce estar cozida (faça o teste do palito). Retire do forno e sirva.

Dicas:

1- pode optar por outros vegetais tendo sempre em atenção que é importante salteá-los bem primeiro, caso contrário eles vão largar água e a tortilha ficará aguada. Não aconselho curgete, espinafres, grelos ou outros vegetais que larguem muita água.

2- a frigideira deve ser própria para ir ao forno pelo que não deve ter nenhuma peça de plástico (pega por exemplo). Pode também utilizar uma forma de bolo desde que seja rasa e sem orifícios.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s