Legumes salteados com manteiga de avelãs

IMG_2369

Esta é uma ótima “receita de transição” para quem quer passar a comer de forma mais saudável. Depois disto não há quem volte a dizer que não gosta de legumes (tanto miúdos como graúdos). É tudo uma questão de tempero e inovação! 

A minha mãe costuma dizer que não há mulheres feias, há mulheres sem dinheiro ou que não se arranjam (o mesmo vale para os homens claro!). Eu acho que na cozinha é um pouco assim, muitas vezes não gostamos de certos alimentos porque comemos versões pouco imaginativas ou saborosas dos mesmos.

É verdade que ao longo do tempo vamos habituando o nosso paladar a certos tipos de sabores, por exemplo há uns anos Portugal baixou o a quantidade de sal no pão e só me apercebi da diferença quando nesse ano fui a Madrid e subitamente todo o pão me parecia salgado.

Quando queremos enveredar por uma alimentação mais saudável acontece o mesmo, de início o nosso paladar estranha porque estivemos durante anos a comer tudo demasiado doce ou demasiado salgado ou com demasiada gordura, pelo que é bom haver “receitas de transição” como esta. Pode funcionar como refeição (foi o meu jantar de há alguns dias atrás) ou como acompanhamento.


Ingredientes: (2 pessoas)

1 curgete grande (ralada)

1 chuchu/pimpinela (ralado)

2 cenouras (raladas)

1 cebola (picada)

1 colher de sopa de óleo de coco

1 colher de sopa de molho de soja (optem por um baixo em sódio)

1 colher de café de gengibre (utilizei em pó)

1 pitada de pimenta

1 a 2 colheres de sopa de manteiga de avelãs (vejam neste post a receita)

Preparação:

Numa frigideira ou wok refogue a cebola no óleo de coco em lume médio até alourar. Junte de seguida os legumes ralados, o molho de soja e tempere com o gengibre e pimenta a gosto. Prove e adicione sal se considerar necessário (no meu caso não achei porque o molho de soja já é salgado).

Salteie tudo até os legumes ficarem tenros (3-4 min) e junte a manteiga de avelãs. Envolva tudo durante mais 1 min e sirva.

Nota: é importante não deixar os legumes ficarem demasiados cozidos senão desfazem-se. Se notar demasiada água nos legumes aumente o lume para evaporar.

Anúncios

One thought on “Legumes salteados com manteiga de avelãs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s