Tomates recheados com ovo e manjericão

IMG_2399

Sem ideias para o jantar de hoje? Aqui fica uma refeição light e rica em proteína. O manjericão dá-lhe um sabor irresistível!  Demora 10 min a preparar.

Gosto bastante de ovos. Não tanto como a minha amiga Mary Lou que é viciada em ovos e brinda-nos sempre com a pergunta “vais comer o ovo?”. No entanto tenho um problema com os ovos: quando era criança descobriram que era alérgica à clara do ovo e deixei de comer claras.

A minha avó Tininha fazia-me ovos estrelados e eu adorava. Ela deitava uns cristais de sal por cima da gema bem líquida e dava-me pão da mealhada aquecido e com aquela côdea crocante para acompanhar. Que delícia…bons tempos mesmo. Mas a clara ficava sempre no prato.

Hoje em dia já não me faz mal, mas a textura viscosa continua a não me impressionar. Por essa razão sou mais fã da gema e para comer a clara tem que ser acompanhada de algo, senão não “desce”… Neste caso em especial o tomate assado é o par perfeito em termos de sabor e textura. Quando se junta o manjericão melhor ainda!

Como é que uma receita tão simples pode ser tão boa? Já dizia Leonardo da Vinci “a simplicidade é o último grau da sofisticação”.

Experimentamos?


Ingredientes: (2 pessoas)

2 tomates grandes

4 ovos classe S*

3 folhas de manjericão fresco (picadas)

1 pitada de flor de sal

1 pitada de pimenta preta moída

azeite virgem q.b

 

Preparação:

Ligue o forno a 180ºC.

Parta os tomates ao meio e com uma colher retire as sementes e raspe o interior. Coloque as metades do tomate numa forma para queques ou cupcakes. Tempere o tomate com um fio de azeite, sal e pimenta a gosto.

Parta os ovos e verta-os para dentro dos tomates, com cuidado para não se espalharem pela forma. Tempere os ovos com sal e pimenta e coloque por cima o manjericão picado. Leve ao forno a 180ºC durante 5-10 min, consoante pretenda os seus ovos mais ou menos cozidos.

Retire do forno e com a ajuda de um garfo ou espátula coloque-os num prato e sirva. Se pretender, coloque um fio de azeite por cima.

 

*Nota: se os ovos forem demasiado grandes (M/L por exemplo) é possível que o conteúdo não caiba dentro dos tomates e nesse caso terá que reservar um pouco da clara.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s