Pataniscas de curgete com molho de iogurte

IMG_2390

Este bom aspecto só é igualado pelo sabor destas pataniscas. Não têm glúten e são muito menos calóricas do que as pataniscas normais. Deixo ainda uma versão sem lactose.

Sabem a velha máxima “bacalhau não é peixe”? Pois para mim não é mesmo. Pelo menos em termos de sabor. Não existe peixe que eu goste de comer de toda a forma e feitio, a não ser o bacalhau. Acho que não há receita de bacalhau que eu não goste… E claro, as famosas pataniscas de bacalhau não podiam ser exceção.

Porém essa iguaria não é muito light tendo em conta as quantidades de batata e farinha que contém e o facto de ser “mergulhada” em óleo. Por isso, propus-me arranjar uma alternativa a esta tradicional délicatesse (sim eu faço desafios a mim própria). 

A minha ideia era criar uma receita vegetariana (neste caso ovo-vegetariana porque leva ovos), com uma textura parecida, cheia de sabor (não a bacalhau claro) e com menos hidratos de carbono. O meu ingrediente de eleição foi a curgete e com mais uns pós de perlimpimpim voilá, magia!

Experimentamos? Contem-me o que acharam.


Ingredientes: (2 pessoas)

1 curgete grande ralada (de preferência biológica)

1/2 chávena de chá de cenoura ralada (idem)

1/2 cebola picada (idem)

2 ovos (idem)

2 colheres de sopa de farinha de amêndoa

3 colheres de sopa de queijo parmesão ralado (usei Parmigiano Reggiano D.O.P ralado na hora)*

coentros frescos q.b.

1 pitada de gengibre em pó

1 pitada de flor de sal

1 pitada de pimenta preta moída (na hora)

3 colheres de sopa de azeite virgem

Para o molho: 1/2 iogurte grego natural*, 1 colher de café de mostarda dijon , 1 colher da chá de sumo de limão, sal e pimenta a gosto.

Preparação:

Coloque a curgete ralada num pano e esprema até retirar toda a água em excesso. De seguida coloque a curgete numa taça grande e junte-lhe os restantes ingredientes. Misture tudo bem com uma colher de pau, de forma a conseguir uma mistura uniforme.

Numa frigideira em lume médio, coloque o azeite e quando este estiver quente adicione 1 colher (de pau) de mistura. Se for uma frigideira grande consegue colocar até 4 pataniscas, desde que mantenha algum espaço entre elas. Pressione a mistura de forma a espalmar.

Deixe fritar até a base estar tostada e vire. Repita o mesmo para o outro lado. Enquanto fritam prepare o molho juntando todos os ingredientes e misturando. Sirva as pataniscas e decore com ervas frescas.

*Nota: para uma versão sem lactose utilize queijo flamengo sem lactose ralado ou retire por completo o queijo. Opte por iogurte de soja natural em vez de iogurte grego.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s