Tostas de arroz com mascarpone e vegetais

IMG_2485

Vão dar uma festa e querem “fugir” da comum pasta de atum com tostas? Então aqui fica uma alternativa bem saudável e cheia de sabor. Demora 5 min a preparar!

Numa ou noutra ocasião decerto já todos tivemos que receber alguém em nossa casa (a não ser que sejam antissociais…). E nestas alturas recorremos sempre (ou quase sempre) às tostinhas quadradas que se compram em pacotes jumbo e ao paté de atum (maionese + atum + cebola/picles/whatever…).

No outro dia pus-me a pensar sobre este tema: porque é que quando é para nós optamos por comida saudável, mas para as visitas se não houver patês de fígado, queijo da serra e uma carrada de enchidos sentimos que a nossa mesa está “pobre”? Não creio que seja por não nos preocuparmos com a saúde alheia, mas muito mais por medo do resto do pessoal não estar na mesma sintonia que nós e sair da nossa casa a dizer “Epá não se comeu nada de jeito, que mania agora esta das cenas saudáveis!”.

Mas tal como todos os preconceitos, o que é preciso é “ver para crer”(neste caso provar para crer). E digo isto com conhecimento de causa. Já dei almoços e jantares onde servi comida bem saudável a pessoas totalmente céticas e só no final lhes contei o que tinham comido. Resultado: ganhei fãs que hoje em dia me pedem receitas.

No próximo jantar que derem em casa façam a experiência e depois contem-me, pode ser?


Ingredientes:

Tostas de arroz (ou outras que prefiram desde que sejam crocantes)

Queijo mascarpone (opção vegan e sem lactose abaixo)

1 curgete (de preferência biológica)

1 cenoura (idem)

1/2 chuchu (idem)

Flor de sal

Pimenta em grão

Preparação:

Rale os legumes de forma fina, com a ajuda de um ralador ou robot de cozinha. Barre as tostas com o queijo mascarpone e disponha os fios de legumes por cima. Por último tempere com flor de sal e pimenta moída na hora. Sirva.

Nota: como acontece com todas as tostas, convém comer pouco depois de as confecionarem caso contrário começam a ficar moles.

Opção vegan/sem lactose: creme de tofu (colocar o tofu num robot de cozinha ou liquidificador e temperar com sal, pimenta e tomilho, triturando até conseguir uma pasta para barrar). Também funciona com qualquer queijo vegan ou sem lactose parra barrar.

Anúncios

One thought on “Tostas de arroz com mascarpone e vegetais

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s