Revueltos de quinoa e espinafres

IMG_2432[2]

Espinafres, ovos e quinoa nunca poderiam dar mau resultado. Nesta receita envolvem-se os sabores à boa maneira espanhola. Olé!

Se há coisa que  nuestros hermanos nos ensinaram, é que podemos fazer miscelâneas no prato e ainda assim desfrutar de ótimos sabores. Aqui há uns anos atrás visitava Madrid com alguma frequência por questões profissionais. É uma cidade com edifícios e locais muito bonitos e imponentes, mas confesso “la movida” nunca me chegou ao coração. Talvez pela falta do elemento “água”, quem sabe…

Nestas inúmeras visitas a Madrid, não faltaram as visitas aos mercados e a degustação de tapas, montaditos, revueltos e afins. Porém, depois de 2 ou 3 dias em Madrid o meu estômago revoltava-se (literalmente). Isto porque a quantidade de fritos e gorduras a que o meu organismo está habituado entrava facilmente no red light.

Resolvi um dia destes tentar tornar os famosos revueltos (que não são mais que batatas fritas e por vezes presunto envolvidos em ovos) numa opção bem mais saudável. E como diriam por aquelas bandas, o resultado é muy sabroso!

Experimentamos?


Ingredientes: (2 pessoas)

1 molho grande de espinafres frescos

2 dentes de alho picados

2 ovos

1 chávena de quinoa branca

2 chávenas de água

3 colheres de azeite virgem (mais se necessário)

flor de sal q.b

pimenta preta moída q.b

Preparação:

Numa panela coloque a água e deixe ferver. Introduza de seguida a quinoa e tempere com sal. Em lume médio, deixe que a água evapore e que a quinoa fique al dente. Escorra  o resto da água, se necessário, e reserve.

Entretanto, numa frigideira grande ou wok salteie os espinafres em azeite e alho em lume médio. Quando estiverem a ficar macios, tempere com sal e pimenta moída na hora. Misture bem e de seguida junte-os bem na frigideira, fazendo 2 camas. Deite por cima de cada cama um ovo, com cuidado para não rebentar a gema  e tempere também a gosto. Aguarde 3 a 4 minutos, ou até que a clara fique cozida e apague o lume.

Deite 3 a 2 colheres de quinoa no prato e com a ajuda de uma espátula disponha por cima a cama de espinafres com os ovos intactos. Antes de comer, utilize um garfo e uma faca e envolva tudo na quinoa.

Nota: de preferência utilize ingredientes biológicos.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s