Fettuccine de cenoura com molho Alfreda

img_2511

Gostam de fettuccine? E de molho Alfredo, cheio de natas e queijo? Então vão adorar a minha receita de molho Alfreda. Muito mais light e super cremoso!

Como já vos comentei, eu adoro massa. O problema é que a massa não gosta de mim… Ou melhor, não me faz bem nas quantidades que eu gostaria de a ingerir! Em doses moderadas é ótima (como quase tudo).

Por isso, volta e meia penso em formas de satisfazer os meus desejos de pratadas de massa cheias de natas e afins. Foi num desses dias que resolvi criar esta receita de pasta fingida com molho “Alfreda” (não, não é gralha, é mesmo Alfreda porque é uma versão minha e eu decidi que esta é feminina). Muito mais leve que a original, mas sem perder a textura cremosa que é tão típica da chamada comfort food.

E a textura cremosa neste caso não se consegue com natas, mas sim com……caju! Sim, o fruto seco, demolhado e triturado para resultar neste molho branco fantástico e delicioso.

Estão convencidos?  Contem-me se gostaram.


Ingredientes:

3 cenouras grandes (de preferência biológicas)

100g caju (demolhado em água quente durante 2h pelo menos)

1 dente de alho

1/4 limão (sumo)

1 colher de café de tahini (manteiga de sésamo – opcional)

10 colheres de sopa de água + 1 (ou mais se necessário)

1 colher de sopa de azeite virgem

sal e pimenta q.b

Coentros ou manjericão (para decorar)

Queijo parmesão D.O.P (ralado na hora – opcional)

Preparação:

Com um descascador de legumes, desfie as cenouras em lascas muito finas e reserve.

Coloque num liquidificador* ou robot de cozinha o caju escorrido, o alho, o tahini, o sumo de limão e a água. Triture tudo até ficar com uma pasta com a consistência de natas. A quantidade de água pode ser afinada consoante a sua preferência: mais água= molho mais líquido; menos água=molho mais espesso (eu gosto mais espesso como se vê na foto). Tempere por fim com sal e pimenta a gosto e adicione o azeite, triturando uma última vez para envolver tudo.

Numa frigideira ou wok, em lume médio, coloque o fettuccine de cenoura com 1 colher de sopa de água e tempere também com sal e pimenta. Mexa ocasionalmente até a cenoura ficar al dente (não deixe que fique demasiado mole). Se vir que está a ficar demasiado seco, junte mais 1 colher de sopa de água e mexa.

Por último, junte o molho ao fettuccine de cenoura e envolva tudo. Sirva e decore com folhas de coentros ou manjericão. No caso de não ser vegan pode sempre ralar um pouco de queijo parmesão D.O.P para tornar a receita ainda mais decadente!

*Se utilizar um liquidificador este processo é mais demorado, porque terá que raspar várias vezes a mistura que se acumula das paredes do recipiente e continuar a triturar até conseguir a consistência cremosa, mas não desista!

Anúncios

3 thoughts on “Fettuccine de cenoura com molho Alfreda

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s