Tarte gelada de ameixa e framboesa

IMG_2494

Esta é a tarte mais bonita que fiz até hoje! Não leva leite, nem ovos, nem açúcar, nem farinha. É o cruzamento culinário perfeito entre uma tarte e um gelado. Ótima para uma ocasião especial.

Numa das minhas últimas idas ao supermercado (sim porque são muitas acreditem), encontrei por estas bandas ameixas brancas. Estavam hiper maduras, cheias de sumo e muito doces, portanto pensei logo para mim mesma: “tenho que transformar esta fruta em algo que celebre toda a sua glória!”

Inicialmente pensei em fazer um gelado de ameixa (já que ando apaixonada pela minha nova máquina de gelados e apetece-me fazer gelado de tudo!), mas depois decidi ir mais além. Pode dizer-se que neste caso resolvi cozinhar pela cor. Olhei para as ameixas amarelas e imaginei o contraste com algo vermelho. Tinha framboesas congeladas e pareceu-me uma boa combinação de sabores: o doce da ameixa com o ácido da framboesa.

Como queria algo fresco, mas não só um mero gelado (que diga-se de passagem para mim serve perfeitamente em qualquer altura do dia ou da noite), decidi fazer uma tarte gelada com estas duas frutas. O resultado funciona tão bem que apetece comer com os olhos, como podem ver pela figura anexa.

Não vou esconder que a receita dá um bocadinho de trabalho a mais do que aquelas que costumo passar-vos, mas vale tanto pelo resultado… 🙂

Experimentamos?


Ingredientes:

5 a 6 ameixas brancas bem maduras (de preferência bio)

1 pacote de natas de soja (200ml)

3 a 4 colheres de sopa de agáve (utilizo xarope de agáve cru)

1 colher de café de extrato de baunilha

250g de framboesas congeladas

50ml de água

1/2 chávena de chá de amêndoas cruas e peladas

1/2 chávena de chá de nozes cruas

125g de tâmaras

1 colher de sopa de água

Preparação:

Comece por pelar as ameixas e cortá-las em bocado para dentro de um liquidificador ou robot de cozinha. De seguida, adicione a baunilha, natas de soja e 2 colheres de sopa de agáve. Triture tudo até obter a consistência de um batido. De seguida deite a mistura na máquina de gelado e siga as instruções do aparelho. A minha demora mais ou menos 20/30 min até estar pronto.

Entretanto, demolhe as tâmaras em água quente durante 10 min. De seguida introduza-as no triturador ou robot de cozinha, juntamente com as amêndoas e nozes. Triture tudo, raspando as laterais sempre que necessário para retirar o que fica agarrado às paredes do recipiente. Adicione 1 colher de sopa de água ou mais (se necessário), até conseguir uma pasta uniforme. Disponha esta pasta numa base para tartes, previamente forrada com papel vegetal. Espalhe bem com as mãos até criar a base da tarte com cerca de 1 cm de altura. Leve ao congelador durante 20 min.

Quando o gelado de ameixa estiver pronto, deite-o por cima da base da tarde, cobrindo-o com película aderente (para evitar o que eu chamo de “sabor a frigorífico”). Leve ao congelador cerca de 1 hora, ou até o gelado de ameixa ficar totalmente sólido.

Por último, no liquidificador coloque as framboesas, 50ml de água e 1 a 2 colheres de sopa de agáve (de acordo com a sua preferência). Triture tudo muito bem até conseguir a consistência de sorvete. É possível que tenha que parar várias vezes e misturar com uma colher para garantir que todas as framboesas ficam trituradas. Espalhe o sorvete de framboesa por cima do gelado de ameixa e alise com a ajuda de uma espátula para que fique uniforme. Leve ao congelador por mais 20/30 min. Decore com fruta e folhas de hortelã e sirva.

Nota: retire do congelador 10 a 15 min antes de servir, para uma consistência mais cremosa.

 

 

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s