Tostas de pão árabe com tomate, abacate e alecrim

image
O pão estaladiço, o queijo derretido, o abacate cremoso e o alecrim aromático. Já estão a salivar? Dirijam-se à vossa cozinha e comecem porque isto prepara-se em 10 min! 

Sabem aqueles dias em que chegam a casa tarde, cansados, depois de um dia que vos consumiu a alma e percebem quem nem tiveram tempo para ir à casa de banho o dia todo? São oito da noite, estão cheios de fome porque comeram uma sandes em cinco minutos às duas da tarde, mas a última coisa que apetece neste cenário é cozinhar!! Ou pior que isso, pensar no que vão cozinhar!

Foi num dia destes que resolvi fazer estas tostas. Precisava de algo que não me fizesse pensar muito, que estivesse pronto em 10 min mas que ainda assim me reconfortasse de um dia intenso. Sim, porque a comida também serve para isso, às vezes.

Olhei para o frigorífico, juntei meia dúzia de ingredientes, liguei o forno e pouco depois toda a correria do meu dia desvaneceu-se num momento de conforto em torno destas tostas.

Se estão a ter um dia destes, experimentem e digam-me se é ou não verdade isto que escrevo. 😊


Ingredientes (2 pessoas)

2 pães árabe

2 tomates chucha pequenos ou 4 tomates cherry

1 abacate bem maduro

1/2 cebola picada

4 fatias de queijo flamengo ou queijo vegan (para versão vegan)

1 fio de azeite virgem extra

flor de sal e pimenta q.b

alecrim a gosto

Preparação

Ligue o forno a 200°C. Corte os tomates, abacate e cebola para uma taça e tempere com sal, pimenta e azeite. Mexa tudo bem e reserve.

Num tabuleiro de forno coloque uma folha de papel vegetal e disponha o pão, dobrando-o em metades. Coloque duas fatias de queijo dentro de cada pão e junte o alecrim por cima. Por fim, disponha os restantes ingredientes dentro dos pães e espalme-0s. Deite um fio de azeite por cima e leve ao forno entre 5 a 10 min, ou até ficarem dourados. Costumo utilizar a grelha de cima do forno para ser mais rápido.

Retire do forno e sirva. Pode também cortá-los em bocados com um cortador de pizza.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Os tomates por exemplo são dos alimentos mais propensos a ter quantidades elevadas de pesticidas.

Anúncios

2 thoughts on “Tostas de pão árabe com tomate, abacate e alecrim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s