Batata-doce recheada com mascarpone e cebolinho

img_2588

Esta é uma receita para os dias de chuva que se avizinham: quente, reconfortante e cremosa. Para além disso: muito fácil de fazer!

Desde que vim para Luanda o meu gosto por batata-doce acentuou-se. Já gostava bastante antes, mas aqui é mais habitual comer-se batata-doce do que batata normal e isso leva-me a incluí-la mais vezes nas minhas receitas.

Por esta altura o tempo ainda anda chocho por aqui. Os dias ainda são muito cinzentos e apesar de se avizinhar o verão, parece que tarda a chegar. Parece na realidade um outono, só que mais quente.

Num destes dias apeteceu-me fingir que era mesmo outono e nada é tão típico desta estação como os assados. É verdade que esta receita não é propriamente light, até porque nenhum tipo de batata o é, mas também não defendo que devemos passar a vida em dietas. Defendo sim uma alimentação saudável e variada, onde prima o equilíbrio. Por isso, confio que saberão incluir esta receita no meio de tantas outras que são efetivamente mais ligeiras.

Para mim isto foi um jantar, acompanhado de uma salada, mas pode funcionar também como um acompanhamento. Vocês decidem! 🙂

Experimentamos?


Ingredientes: (2 pessoas)

2 batatas-doce grandes

1 chalota pequena picada

3 colheres de sopa de queijo mascarpone

cebolinho picado (usei 3)

azeite q.b

flor de sal e pimenta preta a gosto

Preparação:

Corte as batatas doces ao meio de forma horizontal, disponha-as num tabuleiro com a casca para baixo e leve ao forno a 200ºC durante 30 min.

Retire do forno e com a ajuda de uma faca ou colher, retire o centro da batata, de forma a transformá-la quase numa taça. Pique os bocados de batata que retirou do centro e junte-lhes o cebolinho, cebola e mascarpone. Tempere com sal e pimenta a gosto, junte um fio de azeite e misture bem.

Recheie as batatas com o preparado e leve ao forno mais 20 min ou até as batatas estarem totalmente cozidas. Para decorar junte cebolinho fresco e sirva.

Nota: como de costume, de preferência utilizem ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s