Mousse de avelãs e chocolate

img_2580

Se gostam de avelãs e de nutella têm que experimentar esta mousse!! É MARAVILHOSA, das melhores receitas que já fiz até hoje e muito fácil de fazer. Sem leite, ovos, glúten ou açúcar refinado.

Tenho andado de volta desta receita já há algumas semanas, mas finalmente este fim de semana cheguei à versão final. Sim, porque isto de inventar ou até adaptar receitas não é fácil, nem tão pouco sai à primeira. São precisas várias tentativas com os respetivos ajustes, porque ou não está suficientemente doce, ou falta sal, ou a consistência não é a que se quer… Enfim, acreditem que é todo um parto difícil.

Nesta receita usei um dos meus ingredientes favoritos: avelãs. Adoro avelãs, adoro chocolate com avelãs (na realidade adoro chocolate de qualquer maneira) e volta e meia dá-me uma vontade enorme de cair na tentação de comprar um pote de nutella. Mas quando penso na quantidade de açúcar que tem, entre conservantes e E’s e nas horas de desporto que são precisas para queimar 2 colheres desta iguaria, tiro logo daí o sentido.

Porém, se há uma versão processada de nutella, também decerto é possível fazer uma caseira e mais saudável certo? Certo! E aqui está a prova. 😀

Contem-me o que acharam nos comentários abaixo.


Ingredientes (4 a 5 taças):

Para a mousse de avelãs:

1 chávena de chá de manteiga de avelã

1 chávena de chá de leite de coco (tem que ser gordo)

6 colheres de sopa de leite de avelã

3 colheres de sopa de néctar de agáve cru

5 a 6 avelãs picadas (opcional – para decoração)

Para a nutella saudável:

1/3 chávena de manteiga avelã

1/2 chávena chocolate preto +70% em barra (cerca de 100g)*

Preparação:

Abra a embalagem de leite de coco e retire apenas a parte cremosa/consistente.

Numa taça grande junte a manteiga de avelãs e o leite de coco, misturando tudo com um fouet (vara de claras) ou batedeira, até conseguir uma mistura cremosa. De seguida junte o leite de avelã e o agáve e volte a misturar até ficar com uma mousse homogénea.

Para a nutella, derreta o chocolate em banho maria até estar totalmente liquido e junte à manteiga de avelã. Envolva tudo muito bem e reserve.

Com a ajuda de uma colher de sopa ou de gelado coloque um pouco de nutella saudável no fundo da taça e disponha por cima a mousse de avelãs. Alterne para fazer camadas conforme a foto. Tape com película e leve ao frigorífico durante 30 min.

Deixe repousar 5 a 10 min à temperatura ambiente antes de servir. Coloque algumas avelãs cortadas por cima para decoração.

*Usei chocolate preto 75% adoçado com stevia e bio. Para uma versão vegan certifiquem-se que o chocolate escolhido não tem adição de leite.

Nota: utilizem de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

2 thoughts on “Mousse de avelãs e chocolate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s