Abóbora assada com queijo chévre e alecrim

img_2697

Que maravilhaaaaa!! Estou mesmo contente por ter experimentado assar uma abóbora inteira. Isto é delicioso e extremamente reconfortante.

Estamos oficialmente no mês da abóbora portanto nada melhor do que eu experimentar 500 mil receitas. Desta vez experimentei assar uma abóbora inteira. Não vou dizer que não dá luta, claro que dá, até porque as abóboras são grandes e têm formas irregulares, mas nada que  um pouco de paciência não resolvam.

Esta minha demanda começou com tentar golpear a abóbora em formato de picotado, para depois de a assar conseguir cortá-la ao meio e em partes iguais. Digo-vos já que foi uma aventurinha porque a abóbora crua é dura que se farta e a sua forma torna tudo mais desajeitado. Porém assar a abóbora inteira pode dar mau resultado (pelo que li há boas hipóteses de ela explodir no forno ahahaha), portanto toca a espetar a faca antes!

Depois desta primeira etapa acho que a coisa fica mais fácil, até porque a abóbora assada fica mais tenra. Ainda assim, cortá-la ao meio quente pode ser um desafio, mas tudo se ultrapassa com um bom par de luvas. A parte final de desfiar dá um bocadinho de trabalho mas vale meeeeeesmooooo a pena.

Claro que esta não é uma receita para fazer num dia atarefado, quando temos 15 min para cozinhar e estamos exaustos (para isso existem todas as minhas outras receitas). Esta é para aqueles dias em que temos tempo para dedicar à cozinha e queremos experimentar algo novo e diferente.

Aventurem-se e contem-me como correu! 😉


Ingredientes: (2 pessoas)

1 abóbora manteiga pequena;

1 queijo chévre D.O.P (cerca de 150g)

1 fio de azeite virgem

Alecrim q.b

Flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 200°C.

Dê uns golpes a meio da abóbora no sentido vertical (tipo picotado) e leve ao forno durante 15-20 min. Retire, corte-a ao meio e limpe-a de sementes com a ajuda de uma colher. Leve mais 20-30 min ao forno (ou até ficar tenra).

Retire e desfie o interior com a ajuda de um garfo, mantendo a casca intacta. Tempere com sal, pimenta e azeite. Corte o queijo aos pedaços, disponha por cima e por último espalhe o alecrim. Leve ao forno mais 10 min para derreter o queijo e sirva.

 

Anúncios

One thought on “Abóbora assada com queijo chévre e alecrim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s