Mini gelados de snickers

img_2791Gostam de snickers? Então têm que provar estas miniaturas! Melhor de tudo: são vegan, cruas e sem açúcar refinado, ou seja, 100% naturais.

Um dos meus chocolates favoritos é o snickers (ou não tivesse amendoim pelo meio…). Por essa razão decidi criar uma versão bem mais saudável desse chocolate e em formato de gelado. O resultado foram estas miniaturas deliciosas que são de comer e chorar por mais. Se têm filhos aconselho-vos vivamente a experimentar esta receita.

Como todos decerto temos receitas favoritas, num destes dias acordei a pensar que devia lançar-vos um desafio. Bom, na verdade é um desafio para mim mas que carece da vossa ajuda e participação. Que tal dizerem-me qual o vosso doce/sobremesa favorito(a) e eu tento criar uma alternativa mais saudável? Podem ser chocolates, gelados, bolos, etc., ou seja vale tudo. De todos os que indicarem até ao próximo domingo (23/10/16), o mais pedido será o eleito para este desafio.

Acham boa ideia? Coloquem os vossos favoritos nos comentários abaixo ou procurem este post no facebook ou instagram @blog_da_spice.

Vamos ver que desafios o futuro me reserva! 😀


Ingredientes: (12 unidades)

50g de tâmaras

3 colheres de sopa de nozes cruas

1/2 lata de leite de coco (tem que ser leite gordo, coloque a lata no frigorífico na noite anterior)

1 vagem de baunilha (utilizei baunilha de São Tomé)

1 colher de café de extrato de baunilha bio

3 colheres de sopa de açúcar de coco

12 colheres de café de manteiga de amendoim crua (ou caseira se preferirem)

50g de chocolate preto 80% cru (ou outro se preferirem)

1 colher de sobremesa de óleo de coco

Preparação:

Demolhe as tâmaras em água quente durante 5 minutos e escorra.

Entretanto disponha 12 formas pequenas (ex: formas de brigadeiros) num tabuleiro de metal (aproveitei um tabuleiro de cupcakes para colocar as formas lá dentro). Usei formas de silicone porque são mais resistentes no frigorífico mas pode usar de papel ou metal.

Num robot de cozinha junte as tâmaras e nozes e triture tudo até ter uma pasta uniforme. Coloque 1 colher de chá bem cheia por forma e com os dedos pressione e molde para criar a base dos gelados. Junte 1 colher de café de manteiga de amendoim a cada forma e reserve.

Corte a vagem de baunilha ao meio, retire as sementes para uma taça e reserve. Abra a embalagem de leite de coco e retire apenas a parte cremosa/consistente. Coloque numa taça e bata com a ajuda de uma batedeira ou um fouet (vara de bater claras) até conseguir a consistência de chantily. Junte as sementes de baunilha, o extrato, o açúcar de coco e volte a bater até envolver tudo.

Com a ajuda de uma colher de gelados ou de sobremesa, encha as formas com esta mistura. Leve ao congelador durante cerca de 1 hora, ou até o gelado solidificar.

Derreta o chocolate com o óleo de coco em banho-maria, numa tigela com água quente. Desenforme os gelados e disponha-os numa travessa. Cubra-os com o chocolate, desenhando padrões para decoração. Junte um pouco mais de manteiga de amendoim para decorar ou até amendoins inteiros e sirva.

Notas: opte por ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s