Panquecas de avelã

img_2745

As minhas preferidas! São deliciosas, fofas, fáceis de fazer, sem glúten, lactose ou açúcar refinado. Ahh e preparam-se em 15 min, o que se pode querer mais?

Acho que já perceberam que eu sou doida por avelãs e esta receita é uma das minhas perdições de fim de semana. Faço-as inúmeras vezes e de todas as receitas de panquecas que tenho aqui no blog, estas são de facto as minhas favoritas. São bem fofas e a massa é maravilhosa.

Para esta receita vão precisar da minha manteiga de avelã com baunilha e sal ou então podem utilizar uma de compra. Eu sugiro (para variar) fazerem a vossa porque além de ser muito fácil é sempre mais saudável. Mas longe de mim ser fundamentalista, portanto se optarem por comprar apenas sugiro que o façam numa loja biológica e leiam o rótulo!

Nesta receita coloco o agáve como opcional porque depende se pretendem acompanhar as panquecas de algo doce ou salgado. Para mim funcionam perfeitamente sem este extra, porque a manteiga de avelã já é um pouco doce, mas se são golosos estejam à vontade para adicionar porque não se vão arrepender. 😉

Posto isto, prontos para experimentar?


Ingredientes: (4 a 5 panquecas)

1/2 chávena de chá de farinha de amêndoa

3 colheres de sopa de manteiga de avelã (vejam a minha receita aqui)

2 ovos (de preferência biológicos)

1 colher de café de extrato de baunilha

1/4 colher de chá bicarbonato sódio

2 colheres de sopa de agáve cru (opcional)

2 a 3 colheres de sopa de leite de amêndoa (ou outro que prefiram)

1 colher de chá de óleo de coco

Preparação:

Numa taça grande coloque a farinha de amêndoa e  misture com um fouet (batedor de claras) para a soltar e evitar blocos. Junte a manteiga de avelã, os ovos, a baunilha, o agáve, o bicarbonato de sódio e o leite. Mexa tudo muito bem, até conseguir uma mistura homogénea.

Em lume médio, deite numa frigideira antiaderente o óleo de coco e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha para untar bem. Quando a frigideira estiver bem quente deite meia concha de sopa no centro e deixe a mistura espalhar-se uniformemente, criando uma rodela. Espere 1 a 2 minutos ou até a parte de baixo estar cozida e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado e retire para um prato. Repita para a restante mistura.

Recorde que as panquecas querem-se pequenas e com algum volume, são diferentes dos crepes que se querem finos e de maior dimensão.

Sirva com mel, agáve ou outro topping à escolha.

 

Anúncios

3 thoughts on “Panquecas de avelã

  1. Manuela Cruz diz:

    ESTAS DEVEM SER AS MINHAS PREFERIDAS ,DELICIOSAS.

    No dia 25 de outubro de 2016 às 17:45, Blog da Spice escreveu:

    > Blog da Spice publicado: ” As minhas preferidas! São deliciosas, fofas, > fáceis de fazer, sem glúten, lactose ou açúcar refinado. Ahh e preparam-se > em 15 min, o que se pode querer mais? Acho que já perceberam que eu sou > doida por avelãs e esta receita é uma das minhas perdições d” >

    Liked by 1 person

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s