Brigadeiros saudáveis

img_2923

Para os amantes de brigadeiros, aqui fica uma receita vegan, crua e deliciosa, apenas com 6 ingredientes e sem os malefícios do leite condensado, açúcar e afins. É de comer e chorar por mais!

No fim de semana passado fui visitar família e amigos ao norte. Adoro visitar o norte de Portugal porque todos me enchem de mimos e desta vez não foi exceção. Entre a Sofia e o Paulo no Porto, as primas Rosário e Sameiro em Braga e os meus tios Zé e Gé em Barcelos, foi impossível não sair do norte de coração cheio. 🙂

Durante a tarde de domingo fui até Vila Verde, em Braga, onde a prima Rosário tem dos recantos mais bonitos daquela zona. Desde miúda que adoro ir a casa da Rosário, porque vivendo na cidade esta era das únicas hipóteses que eu tinha para fazer coisas como: pegar em pintainhos e patinhos, apanhar fruta da árvore, brincar com galinhas, enfim coisas que todas as crianças deveriam experienciar com regularidade. E é nesta quinta que ela cultiva de forma biológica tudo o que possam imaginar: dióspiros, kiwis, couves, castanhas, laranjas, tomates, nozes, abóboras, limões, figos, e uma infinidade de outras coisas maravilhosas cujo sabor não tem igual.

Nesta visita, para não variar, tornei-me criança outra vez: apanhei figos e kiwis, dei de comer a ovelhas e a um vitelo, peguei em coelhinhos, dei festas a porcos e claro voltei para casa cheia de fruta, vegetais e outros mimos. E foi com os figos pingo-de-mel que apanhei por lá que decidi fazer esta receita.

É raro o ser que não gosta de brigadeiros, mas verdade seja dita são uma bomba calórica. Entre o leite condensado, açúcar e chocolate é difícil não entrar num coma diabético. Por isso resolvi criar uma alternativa mais saudável, bem doce na mesma mas só com ingredientes naturais e claro, menos calórica. Utilizei estes toppings mas podem (e devem) dar largas à imaginação.

Experimentem e digam-me se gostaram!


Ingredientes: (12-14 unidades)

8 figos pingo-de-mel bem maduros*

200g de nozes pecan cruas

2 colheres de sobremesa de cacau cru em pó

2 colheres de mel (use xarope de ácer puro ou xarope de agáve cru para versão vegan)

50g de coco ralado cru (para o topping)

50g de cacau cru em pó (para o topping)

100g de chocolate preto mais de 70% cacau – normal ou cru e vegan  (para o topping)

1 colher de sopa de óleo de coco (para o topping)

Preparação:

Retire os pés/ramos dos figos. Coloque os figos (com casca), as pecans, o cacau e o mel (ou substituto) num robot de cozinha e triture tudo até ter uma pasta uniforme (cerca de 5-7 min). Prove e adicione mais mel (ou substituto) se pretender mais doce.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal disponha várias colheres de sopa da mistura com um pouco de espaço entre si (cerca de 1 dedo). Tape o tabuleiro com película aderente e leve ao congelador por 45-60 min , de forma a endurecer a mistura para posteriormente formar as bolinhas.

Entretanto derreta o chocolate em barra com o óleo de coco em banho-maria e disponha os outros toppings em pratos pequenos.

Retire as porções da mistura do tabuleiro e com as mãos forme bolinhas. Passe as bolinhas pelos toppings, no caso do chocolate utilize uma colher e/ou garfo para facilitar. Coloque-as num prato ou travessa e quando terminar leve ao frigorífico mais 5-10 min (tape o prato ou travessa). Sirva.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Utilizei figos pequenos (ex: bola de pingue-pongue), no caso de utilizar figos grandes deverá ajustar o nº de figos. Se a mistura parecer demasiado líquida inclua 2 ou 3 tâmaras na altura de triturar tudo. 

Substituições: algumas leitoras substituíram com sucesso os figos por cerca de 10-12 tâmaras. Apesar de eu não ter experimentado a receita desta forma, elas indicam que funcionou bem.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s