Pudins de chia com dióspiros e manteiga de amêndoa

img_2978

Se gostam de dióspiros esta receita é para vocês. Muito fácil de fazer, vegan, sem glúten ou lactose e prepara-se em 30 min! O que se pode querer mais?

De facto não há nada como utilizarmos a fruta e legumes da estação para cozinhar. E no outono os dióspiros, marmelos, castanhas e uma série de outras frutas que andaram “escondidas” no resto do ano, estão no ponto!

No meu caso particular confesso que não sou fã de dióspiros mas o Pedro é (adora!!) e depois da minha prima Rosário nos ter oferecido uns da sua quinta, soube que tinha que fazer uma receita com eles. Como ainda não tinha experimentado fazer pudins de chia (que já andam por aí na moda há algum tempo), resolvi dar-lhes uma hipótese. E não é que até saíram bastante bem?! E acima de tudo são mesmo muito fáceis de fazer.

Para esta receita vão precisar de manteiga de amêndoa. Eu sugiro sempre que a façam em casa porque é mesmo muito fácil e demora 10 min, mas se quiserem podem comprar uma já feita (biológica claro!). Espreitem aqui as minhas receitas de manteigas de frutos secos ou manteiga de avelã com baunilha e sal (podem substituir a avelã por amêndoa que funciona lindamente).

Experimentem e depois contem-me 😉


Ingredientes: (4 porções)

4 colheres de sopa de sementes de chia

2 chávenas de chá de leite de amêndoa

3 dióspiros maduros (dos gelatinosos)

4 colheres de sopa de manteiga de amêndoa (receita acima ou utilizem uma de compra)

1/2 colher de café de baunilha em pó

1 colher de café de canela

1/2 colher de café de noz moscada

6 colheres de xarope de agáve cru ou xarope de tâmaras (ou mel se não forem vegan)

Preparação:

Corte os dióspiros ao meio e com a ajuda de uma colher retire toda a parte interior para uma frigideira anti-aderente. Em lume brando adicione a baunilha, canela, noz moscada e agáve e deixe apurar durante 10-15 min mexendo sempre (não há problema de ficarem algumas partes do dióspiro mais rijas). No final junte a manteiga de amêndoa e mexa bem até incorporar.

Entretanto numa taça ou frasco junte a chia e o leite de amêndoa e mexa bem de vez em quando, enquanto prepara o resto. Junte a chia ao restante preparado e mexa com um garfo, envolvendo bem. Transfira a mistura para copos de café ou taças pequenas e leve ao frigorífico 20-30 min.

Para decorar utilizei nozes cortadas em pedaços e geleia de tâmaras.

Nota: utilizem de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s