Gelado de chocolate e nozes pecan

img_3026

Este é um ótimo gelado de inverno! Sim no inverno também se comem gelados e este é adoçado apenas com figos e agáve. Delicioso, fácil de fazer, cru e vegan.

Estive de férias em Portugal nas últimas semanas e apesar do frio estavam dias resplandecentes de sol. Enquanto estava tudo concentrado na “super lua” eu aproveitei uma das coisas que mais gosto no inverno, o sol. Não é que eu não goste de sol no verão, aliás eu gosto de sol em todas as estações, mas o de inverno tem um gostinho especial.

Não há nada como estar em plena baixa lisboeta a passear por aquelas ruas maravilhosas enquanto comemos castanhas, desfrutando de um dia frio mas com céu azul e cheio de sol. A rua Augusta é uma das minhas preferidas e é paragem obrigatória para mim sempre que regresso a Lisboa. E o rio…ahh o rio Tejo é fantástico com sol de inverno! 

É por todas estas coisas que acho Lisboa das cidades mais bonitas que conheço (e olhem que já conheço algumas).

Foi neste enquadramento, entre visitas à cidade e descoberta de mercados e lojas biológicas que felizmente crescem em Lisboa, que subitamente me apeteceu gelado e decidi fazer este. E ainda que pareça um contrassenso, este gelado num dia de inverno foi tão reconfortante que tinha que o partilhar com vocês. Espero que gostem!


Ingredientes: (4-6 porções)

10 figos pingo-de-mel bem maduros*

200g de nozes pecan cruas

2 colheres de sobremesa de cacau cru em pó

4 colheres de sopa de xarope de agáve cru

Frutos vermelhos frescos e coco ralado (opcional – para decoração)

 

Preparação:

Retire os pés/ramos dos figos. Coloque os figos (com casca), as pecans, o cacau e o agáve ou mel num robot de cozinha e triture tudo até ter uma pasta uniforme (cerca de 5-7 min). Prove e adicione mais xarope de agáve se pretender mais doce.

Num tabuleiro forrado com papel vegetal disponha várias colheres da mistura espaçadas entre si. Tape o tabuleiro com película aderente e leve ao congelador cerca de 2h ou até a massa estar completamente congelada.

Retire 4 a 5  colheres da mistura por pessoa e coloque-as num liquidificador ou robot de cozinha. Pode conservar o resto no congelador para outra altura. Triture bem até formar gelado e sirva. Para decorar utilize frutos vermelhos frescos e coco ralado (opcional).

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Utilizei figos pequenos (ex: bola de pingue-pongue), no caso de utilizar figos grandes deverá ajustar o nº de figos. 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s