Rigatoni com tomate seco e ricotta

img_3076Há dias em que não nos apetece cozinhar e só queremos algo fácil de fazer, saboroso e reconfortante. Esta é mesmo para esses dias!

Haverá coisa mais fácil de cozinhar do que massa? Panela, água, sal e 1o minutos depois voilá! Haverá comida mais versátil do que a massa? Serve para pic-nicks, misturada em saladas frias, para almoços de domingo onde a família se junta em frente a pratos tradicionais como a feijoada à transmontana ou a cachupa, e até para os jantares mais finos, acompanhada de trufas e outras iguarias semelhantes, que se comem nos mais caros restaurantes do mundo. É sem dúvida o ingrediente mais “transformista” da cozinha moderna.

Eu pessoalmente adoro massa, em todas as suas formas. Porém preocupo-me com a quantidade de trigo que ingiro diariamente, já que nos dias de hoje, sem darmos conta, acabamos por ingerir trigo em muito do que comemos. Desde o pão, bolos, massas, cereais, sobremesas de colher (como as mousses por exemplo), molhos de pacote, entre mil outras coisas que nem nos passa pela cabeça.

Por essa razão eu gosto de variar o tipo de massas que como, para não me restringir apenas à massa de trigo. Compro de grão, de milho, de lentilhas, de arroz, entre outras e assim certifico-me que equilibro melhor a minha alimentação. Porque como todos sabemos, a base de uma alimentação saudável é a variedade (e qualidade) do que contemplamos na nossa dieta.

Portanto se são amantes de massa como eu, experimentem variedades diferentes e vão ver que não se arrependem. Talvez vos inspire até a criar receitas novas!

Caso isso não aconteça, podem sempre contar comigo para estes laivos de inspiração, ok? 😉


Ingredientes: (2 pessoas)

2 chávena de chá de massa de milho (ou outra que prefiram)

3 colheres de sopa de queijo ricotta

5-6 fatias de tomate seco/desidratado

2 colheres de sopa de coentros picados

1 fio de azeite virgem extra

1 punhado de nozes cruas (picadas)

flor de sal e pimenta preta em moinho (a gosto)

Preparação:

Num tacho em lume alto, coloque 1 litro de água e tempere a gosto com sal. Assim que levantar fervura, introduza a massa e deixe cozer (cada massa tem o seu tempo de cozedura, pelo que confirme no pacote o tempo indicado). Assim que estiver al dente, retire e escorra.

Numa taça coloque a massa e junte o queijo ricotta, envolvendo bem. Tempere com sal e pimenta a gosto e junte o tomate e as nozes. Misture tudo e sirva. Junte os coentros picados para decorar e dar sabor.

Nota: utilizem de preferência ingredientes de origem biológica.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s