Polvo assado no forno

img_3252

Uma receita simples deste prato tão tradicional, com truques para sair sempre bem. Porque por vezes apetece-nos gastronomia nacional, certo?

Estamos perto do Natal e pedem-me várias receitas de pratos tradicionais. Sei que o mais comum é o bacalhau com grão, mas aí não há grande ciência. Ainda assim em breve partilharei uma alternativa a esse prato para a ceia de Natal. Recentemente resolvi fazer polvo, que em alguns locais de Portugal também é típico.

Decidi colocar esta receita no blog porque na verdade o polvo tem truque e há muita gente que não o cozinha porque acaba a mascar pastilha elástica… Já ouvi coisas fantásticas como bater no polvo, amassá-lo com o rolo da massa, cozê-lo com uma cebola, enfim há uma infinidade de artimanhas. Não digo que não resultem, acredito plenamente que sim, eu no entanto opto apenas por dois procedimentos.

O primeiro segredo está em congelar o polvo antes de cozinhar. Mesmo que o comprem fresco, congelem-no primeiro porque fica bem mais macio. O segundo é cozê-lo antes de o assar. Há quem diga inclusive que o devemos mergulhar 2 a 3 vezes em água a ferver e só depois deixá-lo cozer. Confesso que nunca fiz assim, mas fica a dica se quiserem experimentar.

Há ainda outros aspectos a ter em conta como o facto do polvo mirrar depois de cozinhado e portanto convém terem isso em conta na hora de o comprar.

Depois disto, tenho certeza que vão incluir polvo no vosso menu de Natal, certo? Contem-me como foi nos comentários e partilhem comigo as fotos! Prometo colocar no FB 😉


Ingredientes: (2 pessoas)

1 polvo descongelado (cerca de 1kg)

água quente q.b.

1 cebola pequena picada

azeite virgem extra q.b

3 dentes de alho picados

sal e pimenta preta em moinho a gosto

tomilho fresco a gosto

Preparação:

Coloque o polvo num tacho e cubra-o de água. Coza-o durante 45 min. ou até estar tenro.

Entretanto, cubra o fundo de um pirex com azeite e deite por cima a cebola e o alho. Quando o polvo estiver cozido, escorra-o, coloque-o no pirex e envolva-o na mistura. Tempere com sal (se necessário), pimenta e tomilho fresco. Leve ao forno por mais 15-20 min. a 180°.

Decore com mais tomilho fresco e sirva. Para acompanhar, que tal este ratatouille no forno?

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s