Tostas de arroz com abacate e ovos estrelados

img_35061

Isto é tão fácil de fazer que mal se pode chamar receita… Mas é delicioso! Perfeito para refeições rápidas e apenas com 3 ingredientes. Sem glúten ou lactose.

Sou por norma petisqueira. Adoro petiscos e especialmente aqueles que se fazem num piscar de olhos e com meia dúzia de ingredientes. Os meus favoritos são os que brincam com as texturas: o cremoso, o crocante, o estaladiço, o líquido e o sólido e todos os outros estados pelo meio. Se pensarem bem, os petiscos (falo dos bons claro!) são pequenas explosões de sabor e textura concentradas em pratos ou doses pequenas. Isto faz com que sejam perfeitos, porque podemos comê-los sem exagerar (muito).

E há outra coisa que gosto nos petiscos, é que foram feitos para partilhar. Na minha família temos um problema há muito detectado: é impossível estarmos todos à mesa a comer apenas e somente do nosso prato. Já fizemos vários testes, tentámos diversas vezes mas falhámos sempre. Em todas as refeições há sempre alguém que vai picar o prato do outro, experimentar uma garfada, trocar de prato, enfim. Num almoço dos nossos é impossível a pergunta “alguém quer provar?” ficar sem resposta positiva .

Creio que é por esta mesma razão que eu detesto comer sozinha. Não gosto mesmo e sou incapaz de entrar num restaurante com essa finalidade (claro que já o fiz mas só quando não tenho alternativa). Não é por vergonha, embaraço ou algo semelhante, é só porque para mim as refeições são acima de tudo um momento social e familiar. Sem essa componente resta apenas um acto primordial de sobrevivência e nesse caso faço-o na minha toca (ou seja, em casa e a ouvir música ou ver TV)…

Talvez por isso eu goste tanto de petiscos, por serem feitos para partilhar e por me lembrarem dos almoços entre família e amigos.

Na vossa família também se partilham garfadas de pratos alheios? E quanto a comer sozinhos, faz-vos confusão ou nem por isso? 🙂


Ingredientes: (4 porções)

4 ovos (veja nota abaixo sobre a escolha dos ovos)

1/2 abacate maduro (veja neste post como escolher abacates maduros)

4 tostas de arroz (ou outras que prefiram)

flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Esmague o abacate com um garfo até conseguir uma pasta e reserve.

Em lume médio, estrele os ovos numa frigideira antiaderente até a clara ficar quase totalmente cozinhada  (cerca de 7 min)*. Tempere os ovos com sal e pimenta a gosto.

Barre o abacate nas tostas e disponha os ovos estrelados por cima. Sirva.

*Não utilizei gordura nenhuma para estrelar os ovos porque tenho uma boa frigideira antiaderente, se preferir use 1 colher de sobremesa de azeite ou óleo de coco e passe com papel absorvente na frigideira antes de iniciar.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Quer um truque para escolher ovos? Veja na página Dicas Úteis.

Anúncios

One thought on “Tostas de arroz com abacate e ovos estrelados

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s