Panquecas de amendoim

img_3472

Se gostarem tanto de panquecas como eu não se importam de mais uma receita, certo? Especialmente se forem de manteiga de amendoim, sem glúten ou lactose!

Este fim de semana passado apeteceu-me fazer experiências com kumquats. Tinha comprado uma caixa há pouco tempo, comi alguns entretanto mas restaram uns quantos. O kumquat é o citrino “do contra”. Chamo-lhe assim porque é o único citrino (pelo menos que eu conheço) que é exatamente ao contrário dos restantes: a casca é doce e o interior é ácido.

Talvez por isso seja menos conhecido que a laranja, toranja, limão ou tantos outros. Ser do contra não é fácil e fazer prevalecer essa contrariedade ao longo do tempo ainda mais difícil é. Ao longo da minha vida (e agora também) sempre fui muito “do contra” em certas coisas. Nunca fumei, nunca me droguei, nunca sequer me embebedei de caixão à cova. Não por ter medo de experimentar ou por preconceito (de todo), simplesmente não via (e não vejo) necessidade.

De certa forma sempre tive consciência de que o meu corpo era algo que eu devia preservar e cuidar, porque só assim assegurava mais tempo por aqui. E quando vemos pessoas próximas de nós, novas ou velhas, a partirem, mais ganhamos consciência disso. Ou pelo menos devíamos… Claro que podemos escolher não pensar nisso e persistir em hábitos que nos destroem aos poucos, mas quando adoecermos (reparem que escrevi “quando” e não “se”), pergunto-me se nessa altura vamos querer voltar atrás, arrependidos de não termos mudado mais cedo…

É por isso que defendo acima de tudo uma alimentação consciente. Consciente dos impactos que causa ao meu corpo, ao meio ambiente e aos outros. Acredito que podemos ter um equilíbrio, mas para isso temos que ser inteligentes e fazer boas escolhas.  E se quem está à nossa volta não nos compreende e não partilha desta consciência, sejamos como o kumquat, um pouquinho do contra 😉

Entretanto, deliciem-se com estas panquecas!


 

Ingredientes: (4 a 5 panquecas)

1/2 chávena de chá de farinha de trigo sarraceno (sem glúten)

3 colheres de sopa de manteiga de amendoim (vejam a minha receita aqui)

2 ovos (de preferência biológicos – vejam neste post como escolher)

1 colher de café de extrato de baunilha líquido (ou 1/2 colher em pó)

1/4 colher de chá bicarbonato sódio

1 colher de sopa de stevia granulada (opcional)

1/4 de chávena de leite de amêndoa (ou outro que prefiram) + 2 a 3 colheres de sopa se necessário

1 colher de chá de óleo de coco

Para decoração (opcional): 6 kumquats fatiados e sem caroços + 3 colheres de sopa de stevia granulada + agáve ou mel.

Preparação:

Numa taça grande coloque a manteiga de amendoim e os ovos e bata com um fouet (batedor de claras). Junte a farinha de trigo sarraceno, a baunilha, a stevia (opcional), o bicarbonato de sódio e o leite. Mexa tudo muito bem, até conseguir uma mistura homogénea. Se notar que a mistura está demasiado densa ou seca, junte mais 2 a 3 colheres de sopa de leite de amêndoas e volte a mexer bem.

Em lume médio, deite numa frigideira antiaderente o óleo de coco e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha para untar bem. Quando a frigideira estiver bem quente deite meia concha de sopa no centro e deixe a mistura espalhar-se uniformemente, criando uma rodela. Espere 1 a 2 minutos ou até a parte de baixo estar cozida e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado e retire para um prato. Repita para a restante mistura.

Para decoração, numa frigideira em lume brando coloque os kumquats em rodelas e a stevia. Deixe caramelizar durante 5 a 10 min. envolvendo bem a fruta na calda. Retire, coloque por cima das panquecas e adicione mel, agáve ou outro topping à escolha. Sirva.

Anúncios

One thought on “Panquecas de amendoim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s