Arroz doce vegan

img_3536
Foto revista LUX Angola

Natal é sinónimo de doces e este é um dos mais típicos. Esta versão vegan não leva leite, nem ovos, nem açúcar, acreditam? Bem mais saudável, tal como prometido!

Estava eu a meio de uma semana doida de trabalho quando o telefone toca. Era a Patrícia. A Patrícia é produtora da revista LUX Angola e já nos tínhamos conhecido há uns meses em casa da Tânia (uma grande amiga em comum), sob uma mesa de petiscos e boa conversa.

Este telefonema era para dar continuidade a um convite: integrar uma das edições de Natal da LUX Angola, com duas receitas. Nem queria acreditar que isto ia mesmo acontecer. Agora que a Patrícia me pedia datas concretas para ir fotografar os pratos a minha casa, tudo se tornava cada vez mais real e próximo. Durante os dias seguintes, a minha cabeça transitava entre: os piores cenários possíveis e imagináveis no dia da tal sessão fotográfica (fico sem energia, queimo tudo o que faço, não encontro ingredientes para fazer o que quero, entre outras ainda mais neuróticas) e a pergunta “Que receitas vou colocar na revista?”.

Cerca de um mês antes deste telefonema lancei uma votação na página de facebook do blog, para eleger um doce de Natal que beneficiaria de um make over saudável. O eleito foi arroz doce, pelo que era perfeito para figurar nesta edição. Porém o problema é que eu não só não gosto de arroz doce, como nunca o tinha feito na minha vida! Mas desafios é comigo e portanto nas semanas seguintes fiz sem exagero umas 4 ou 5 experiências de arroz doce. Dei a provar à Teresa (nossa querida empregada que é doida por arroz doce), aos meus colegas de trabalho, a amigos, às minhas primas Kátia e Mariana, enfim ao mundo.

Por fim cheguei a esta receita que vos deixo aqui para um arroz doce cremoso, saboroso e que ninguém percebe que não é feito com os ingredientes tradicionais (eu fiz a experiência). Mas na verdade é 100% vegan e sem açúcar!

Contem-me como correu e o que acharam ok? Se estiverem por Luanda comprem a LUX Angola desta semana e vejam a minha outra sugestão de Natal. Feliz Natal a todos! 😉


Ingredientes: (4 pessoas)

1/2 chávena de chá de arroz carolino

1 chávena e meia de chá de água quente

1 chávena de chá de leite de amêndoas

1 pau de canela

1/2 vagem de baunilha

3 colheres de sopa de geleia de agáve

1 colher de sopa de stevia granulada

1 estrela de anis

casca de 1/2 lima (ou 1/4 casca de limão)

150 ml de leite de coco

Para decoração: canela em pó a gosto, vagens de baunilha, paus de canela e estrelas de anis.

Preparação:

Num tacho em lume médio coloque o arroz e a água quente. Depois de levantar fervura, baixe o lume para o mínimo e deixe o arroz cozer até a água evaporar (cerca de 15-20 minutos).

Entretanto noutro tacho, em lume médio, coloque o leite de amêndoas, o agáve, stevia, lima, canela, baunilha e anis. Deixe ferver cerca de 5 minutos, mexendo continuamente. Retire do fogo e reserve.

Após o arroz estar cozido, junte-lhe o leite de amêndoas, misture bem e deixe cozer mais 5 minutos em lume brando. Apague o lume e junte o leite de coco, envolvendo bem. Retire a casca de lima, canela, vagem de baunilha e anis. Sirva em taças e decore com canela em pó, canela em pau, flores de anis e vagens de baunilha.

Nota: usem de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s