Gelado de pitaya e hortelã

img_35881

Acho que nunca fiz um gelado tão bonito de ser ver como este! Para além disso é vegan e não tem açúcar refinado ou qualquer corante. Tudo 100% natural 😀

Não me canso de dizer que uma das minhas melhores compras foi uma máquina de gelados. Custou menos de 50€ e posso dizer-vos que, desde esse dia, conto pelos dedos das mãos as vezes que comprei gelados fora. É de facto uma ótima aposta, especialmente se tiverem crianças por casa ou um “Pedro”(como o meu) que consome gelados com a mesma facilidade que eu engulo um copo de água!

Não sei já foram apresentados a este fruto maravilhoso que se chama pitaya ou dragon fruit (em inglês). No Brasil é comum e acho que foi lá a primeira vez que provei. Aqui por Luanda arranja-se com alguma facilidade, ainda que seja um fruto caro (mas na verdade, o que não é caro por aqui?). Há três tipos: a de casca rosa e polpa branca, a de casca rosa e polpa rosa e a de casca amarela e polpa branca. Aqui só encontro a penúltima versão e a amarela nunca provei, mas creio que não há grandes diferenças no sabor.

A melhor maneira de explicar a pitaya é dizer-vos que o kiwi e a meloa tiveram um filho.E embora não seja a minha fruta de eleição pelo sabor, é sem dúvida das minhas preferidas do ponto de vista visual.  Considero-a um dos meus “colorantes” favoritos. Chamo-lhe “colorante” porque corante remete-me automaticamente para algo feito num laboratório e na realidade a pitaya brinda tudo o que toca com um cor de rosa eletrizante, mas de uma forma natural.

E como já devem ter percebido por esta altura, eu sou uma aficionada dos produtos naturais na cozinha e adoro utilizar o que a natureza tem de melhor. Se pensarem bem, tudo o que precisamos para cozinhar já existe: seja para adoçar, colorir, apimentar, tornar crocante, fofo ou macio, dar cremosidade, gelidificar, enfim… Basta sabermos onde procurar porque a natureza dá-nos tudo!


Ingredientes:

1 pitaya de polpa rosa

200ml de natas de soja (bio e non GMO)

3 colheres de sopa de xarope de agáve cru

1 colher de sopa de stevia

5-6 folhas de hortelã

Preparação:

Retire a polpa da pitaya com a ajuda de uma colher. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e triture bem até conseguir uma mistura cremosa. Prove e adicione mais stevia ou agáve se preferir mais doce.

Coloque a mistura na máquina de gelados e siga as instruções da sua máquina. Decore com hortelã e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

 

Anúncios

One thought on “Gelado de pitaya e hortelã

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s