Pesto de coentros e avelãs

img_3564

Gostam de molho pesto? Então têm que provar este porque é delicioso, fácil de fazer e vegan. Leva apenas 5 ingredientes e é perfeito para uma refeição rápida.

Se gostam de molho pesto decerto já se aventuraram a fazê-lo em casa (digam que sim por favor…). Aliás tenho certezinha absoluta que vocês, sendo pessoas informadas e preocupadas com a vossa alimentação e bem-estar, nunca comprariam molhos de pacote, carregados de E’s, A’a, B’s e outras letras do abecedário, estou certa? 😀

Se por uma ínfima hipótese este não for o vosso caso, por razões que vos parecem válidas para optar por molhos de pacote, vamos então desmistificá-las:

1- “Porque sabem bem” – ok até podem saber, mas se forem molhos caseiros, feitos com ingredientes naturais e souberem igualmente bem ou melhor, não faz mais sentido optarem por esses? Se a resposta é sim, está desmistificado.

2-“Não sei como fazer em casa” – essa é a razão de ser deste blog, estou aqui pronta para ajudar nisso! Já sabem que se tiverem dúvidas podem enviar-me um e-mail para blogdaspice2016@gmail.com ou falar comigo pelo chat do facebook e num par de horas (senão antes) respondo-vos. Prometo!

3- “São baratos” – bem este argumento nem se pode considerar como tal. Não vamos ingerir coisas só porque são baratas. Pensem que todas as escolhas alimentares que fazem têm repercussões no vosso corpo, podem não ser imediatas e podem até ser a longo prazo, mas a saúde é das coisas mais caras. Se pensarmos assim, o barato pode sair bem caro…

4- “Estes molhos são complicados de fazer” – este leva 5 ingredientes, só precisam de um robot de cozinha ou liquidificador e demora 10 min.

5- “Levam sempre ingredientes que não tenho por casa” – ora bem, o molho pesto normal leva manjericão, pinhões, queijo parmesão, azeite e alho. Porém podemos fazer pesto de quase todas as ervas frescas que existem. A imaginação é o limite e portanto agarrar no que temos à mão e adaptar receitas é uma ótima forma de contornar esta questão.

Posto isto, já estão convencidos a fazer os vossos molhos em casa? Espero que sim e já sabem, sempre que a inspiração faltar venham aqui ao blog 😉


Ingredientes: (4 pessoas)

1 punhado de coentros frescos

10 colheres de sopa de azeite virgem extra (mais se necessário)

1 dente de alho

1/2 chávena de avelãs torradas (ou outro fruto seco que prefiram)

sumo de 1/2 lima ou 1/4 limão – opcional

Flor de sal e pimenta em moinho a gosto

Preparação:

Corte os pés dos coentros e coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou liquidificador. Temperar com sal e pimenta fresca a gosto e triturar tudo durante 5-10 min., ou até ter uma mistura uniforme. Prove e ajuste o tempero e o azeite, se a mistura lhe parecer demasiado espessa.

Sirva com massa, arroz, ovos, tostas, etc. Para esta receita usei massa sem glúten e adicionei por cima um pouco de queijo parmesão D.O.P ralado na hora (opcional).

Nota: use de preferência ingredientes biológicos.

 

Anúncios

2 thoughts on “Pesto de coentros e avelãs

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s