Batido de mamão e açaí

img_3626

Se estão a precisar de um boost de energia e vitaminas, experimentem começar o dia com este batido. É delicioso, fácil de fazer e 100% natural!

Depois deste interregno de Natal e ano novo, estou de volta ao trabalho mas parece que uma molenguice extrema se apoderou de mim. Nunca fui um ser matinal, daqueles que acordam cheios de energia e super bem dispostos. Invejo sempre essas pessoas porque eu de manhã arrasto-me (literalmente). Sou assim desde miúda e já o aceitei, o madrugar não é para mim e preciso de pelo menos uma hora até estar disposta a articular qualquer palavra gentil. Por essa razão, tento tomar pequenos-almoços que me despertem e dêem energia. Este é um deles.

Vou começar por clarificar a palavra “mamão” porque para muitos pode não ser familiar. Decerto já ouviram falar em papaia, pois bem, o mamão é o mano mais velho (e bem maior) da papaia. Embora o sabor não seja exactamente igual, é muito semelhante pelo que se necessitarem de fazer essa substituição não haverá problema.

Quanto ao açaí, se já estiveram no Brasil decerto já ouviram falar nestas bagas pequeninas  que são uma fonte rica de proteínas, vitaminas, entre outros. O açaí é o fruto do açaízeiro (um tipo de palmeira) e à semelhança do dendem, é colhido, amassado e a sua polpa é transformada em óleo/azeite, vinho, doces, gelados, sumos, etc. Na Europa e em algumas zonas de África é comum encontrar-se a versão em pó, que eu utilizei nesta receita.

No Brasil é ainda comum ver as típicas tigelas de açaí gelado, que são pequenos almoços ou lanches fabulosos (desde que não tenham quilos de açúcar e/ou outros ingredientes menos saudáveis). Em breve partilharei com vocês outras receitas com açaí. Para já aqui fica esta, que é perfeita para começar uma semana longa de regresso ao trabalho 😉


Ingredientes: (2 pessoas)

2 chávenas de mamão ou papaia (descascado e limpo de sementes)

1 colher de sobremesa de açaí em pó biológico

1/2 chávena de água (mais se pretenderem mais líquido)

1 a 2 colheres de sopa de xarope de agáve cru

Mirtilos, hortelã  e sementes de chia- opcional, para decorar

Preparação:

Colocar tudo no liquidificador e triturar. Se necessário juntar mais água para um sumo mais líquido e ajustar a quantidade de agáve, caso pretenda mais doce. Sirva em copos e decore com mirtilos, hortelã e chia.

Se pretender uma versão smoothie o processo é o mesmo, porém terá que congelar primeiro o mamão e ajustar a quantidade de água para 1 chávena (ou mais se pretender mais líquido).

Nota: utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

Anúncios

One thought on “Batido de mamão e açaí

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s