Puré de brócolos e couve-flor com funcho

img_39101Querem um acompanhamento rico em vegetais, saboroso e fácil de fazer? Não procurem mais! Este é tudo isso e vegan.

Às vezes sinto que me faltam acompanhamentos para os pratos de peixe no forno. Costumo acompanhar com legumes no forno, banana-pão assada (se nunca experimentaram não sabem o que perdem!), batata-doce, salada, mas não sai muito disto. E peixe assado é tão bom que vale a pena ter um acompanhamento à altura. Concordam?

O puré de batata pode ser uma opção (falo do verdadeiros claro!). Eu pessoalmente adoro misturar o molho quente do peixe com o puré. As texturas cremosas e a junção de sabores e cores casam na perfeição. Porém sinto que nós em Portugal somos um bocadinho “escravos” da batata (entre outras coisas). Basta pensar na quantidade de pratos cujo acompanhamento é este tubérculo e percebemos que provavelmente devíamos (e podíamos) variar bastante mais…

Mas encontrar um substituto de um acompanhamento cremoso, que se desfaz na boca e nos conforta instantaneamente não é fácil. Se adicionarmos outras variantes como “ser mais light”, “ter menos hidratos de carbono” ou “não ter lactose ou glúten” vira uma tarefa quase impossível! Sim leram bem, eu disse quase…. Mas eu desvendei o quase e o resultado é este puré de vegetais que se prepara em 15 min e apetece comer e repetir!

Experimentem e digam-me se gostaram desta alternativa tanto quanto eu!


Ingredientes: (2 pessoas)

1 cabeça de couve-flor

1 cabeça de bróculos

1 dente de alho picado

2 colheres de sopa de cebola picada

1 colher de sopa de funcho fresco picado

1 colher de café de noz moscada

100ml de natas de arroz

2 colheres de sopa de azeite

flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Coza os brócolos e a couve-flor em água ou ao vapor até estarem macios (cerca de 10 min). De seguida retire e escorra-os muito bem.

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha ou liquidificador e triture até conseguir a consistência de um puré cremoso. Tempere com uma pitada de sal e pimenta em moinho generosas. É possível que tenha que parar algumas vezes e raspar o que se vai acumulando nas paredes do robot, mas não desista e continue até ter a consistência desejada.

Decore com um pouco de funcho fresco e um fio de azeite e sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

4 thoughts on “Puré de brócolos e couve-flor com funcho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s