Panquecas de coco

img_4003

Talvez das melhores receitas de panquecas que já fiz até hoje. Fofas, saborosas, húmidas e com um toque crocante. Tudo isto sem glúten ou lactose, acreditam? 

Vamos começar pelo coco. Ou se odeia ou se adora, certo? Se assim é então podemos começar já a delinear o público-alvo desta receita: amantes de coco. Mas talvez “amantes” seja uma expressão demasiado forte… Vamos dizer antes “amigos de coco”. Porque na verdade não precisa de ser a vossa fruta favorita (aliás não é a minha), mas para gostarem destas panquecas têm que apreciar (minimamente) coco.

Na minha última visita a São Tomé (vejam aqui algumas fotos) provei várias coisas deliciosas, mas esta ficou-me na memória: lascas de coco seco tostadas. Faziam parte do buffet de pequeno-almoço e de longe pareceram-me tiras de bacon, muito fininhas. Porém estavam entre os toppings para iogurtes e esta localização pareceu-me absurda, portanto resolvi provar. E ainda bem que provei. Tiras estaladiças de coco com um ligeiro chamuscado nas pontas, divinais!

Guardei esta memória com carinho para utilizar nas minhas receitas e aqui pareceu-me bastante bem enquadrada. Acaba por dar às panquecas um elemento adicional: o crocante. Não sei quanto a vocês mas eu adoro texturas crocantes, daquelas que fazem barulho ao mastigar e ouvem-se do outro lado da sala. Para a decadência total, reguem as panquecas com um fio doce, cobre e translúcido de xarope de ácer e atinjam o nirvana!

Se se identificam com isto só vos posso sugerir que façam esta receita e experimentem. Fico à espera de saber o que acharam!


Ingredientes:

2 colheres de sopa farinha coco

1/2 chávena de farinha de trigo sarraceno

1 ovo

1 e 1/4 chávena de chá de leite amêndoa (ou outro que prefira)

1/4 colher de café de baunilha em pó

1/4 colher de café de bicarbonato de sódio

1 colher de sopa de açúcar de coco

1 colher de café de óleo de macadamias ou óleo de coco (para untar)

1/2 chávena de chá de coco seco em lascas

Xarope de ácer (ou outro que prefira) a gosto

Preparação:

Junte  numa tigela grande as farinhas, leite, ovo, baunilha, bicarbonato de sódio e açúcar de coco e bata com um fouet ou batedeira. Reserve.

Em lume médio, deite numa frigideira antiaderente o óleo e espalhe-o com a ajuda de papel de cozinha, para untar bem. Quando a frigideira estiver bem quente deite meia concha de sopa no centro e deixe a mistura espalhar-se uniformemente, criando uma rodela. Se tiver uma frigideira grande, poderá fazer 2 ou 3 panquecas ao mesmo tempo desde que reserve algum espaço entre elas.

Espere 1 a 2 minutos ou até a parte de baixo estar dourada e vire a panqueca com a ajuda de uma espátula. Aguarde que coza do outro lado e retire para um prato. Repita para a restante mistura. Reserve.

Na mesma frigideira, coloque as lascas de coco e aloure-as até ficarem com um tom acastanhado. Tente virá-las para que tostem uniformemente. Retire para uma taça.

Disponha o coco tostado por cima das panquecas e regue com xarope de ácer ou outro que prefira. Sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Dica: junte morangos em fatias às suas panquecas, ficam deliciosas!

Anúncios

2 thoughts on “Panquecas de coco

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s