Super raviolis de abóbora

Jumbo pumpkin raviolis - recipe in EN below

São enormes, cremosos, vegan e sem glúten. Uma versão bem menos calórica dos raviolis normais, mas deliciosos!

Não consigo escolher apenas um prato favorito, tenho vários. Mas posso dizer-vos que no top 10, metade devem ser pratos de massa. Se fosse possível subsistir de forma saudável a comer apenas massa com azeite, ou com manteiga, ou por si só, eu seria a candidata ideal. Mas não é. Uma vida saudável faz-se diversificando e não falo apenas de alimentação. É necessário diversificar também o nosso dia a dia, as nossas actividades, os nossos pensamentos, as nossas experiências.

As rotinas dão jeito e são boas do ponto de vista organizacional, mas há que as quebrar de vez em quando. Eu canso-me muito facilmente das rotinas e dou por mim a tentar fazer coisas diferentes a meio da semana. Sei que com filhos, família, etc. é mais difícil, mas não é impossível. Por vezes acomodamo-nos porque é mais fácil, dá menos trabalho e acima de tudo porque andamos cansados a maio parte do tempo.

Pois bem, aí é que está a questão. Eu acredito que andamos cansados exatamente porque nos acomodamos. A rotina cansa-nos sem que dêmos conta e é um ciclo vicioso. Vamos jantar fora a meio da semana, vamos experimentar aquela aula de dança que tanto queremos fazer, vamos por os miúdos nos avós e fazer aquela viagem que vai durar o fim de semana inteiro e que nos vai deixar exaustos. Mas vai ser um cansaço bom. Porque quando regressarmos à rotina vamos sentir-nos rejuvenescidos. Com mais fôlego. Porque vivemos um bocadinho nesse dia, hora ou minutos.

Há fases da vida em que precisamos de quebrar ciclos e para isso é preciso coragem. Já vos aconteceu aparecer-vos a oportunidade perfeita mas no timing errado? Decerto que  sim: um novo cargo na altura errada, um novo amor na altura errada… Pergunto-me se na realidade não terá sido no timing certo e a nós é que nos pareceu errado? Só o futuro o dirá. O que não pode faltar é coragem, seja para dizer que sim ou para dizer que não.

Enquanto pensam sobre isto (ou não), experimentem estes raviolis que são muito fáceis de fazer e bem mais light do que os normais. Uma receita diferente para quebrar a rotina e perfeita para aproveitar restos de abóbora assada. Espero que gostem.


Ingredientes: (4 a 6 raviolis)

8-12 folhas de papel de arroz (usei redondas)

1/2 cup (chávena de chá) de caju cru demolhado (umas horas em água tépida ou 10min em água quente)

1 cup (chávena de chá) de abóbora assada em pedaços

1 dente de alho assado (ou 1 c. chá de massa  de alho)

1 colher da café de pimentão doce

1/2 cup (chávena de chá) de água quente (mais se necessário)

flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

azeite virgem extra q.b

alecrim ou salva frescos

Preparação:

Escorra os cajus e coloque-os num robot de cozinha ou liquidificador. Junte a abóbora, o alho, o pimentão, 1 fio de azeite e 1/2 chávena de água e triture tudo. É possível que tenha que parar várias vezes e raspar a mistura das parede do liquidificador ou robot de cozinha, mas não desista e continue. Se vir que a mistura está muito densa, adicione um pouco mais de água e repita o processo. Assim que tiver um molho aveludado, prove e adicione sal e pimenta a gosto. Volte a triturar e reserve.

Numa frigideira em lume médio-alto frite o alecrim ou salva até estarem crocantes. Retire as folhas para um papel absorvente e reserve o azeite e as folhas.

Encha um pirex com água quente e mergulhe uma folha de papel de arroz, até estar totalmente submersa (use uma pinça para não se queimar). Bastam 2 ou 3 segundos até esta ficar mole e retire-a para uma tábua. Estenda-a com cuidado na tábua e coloque no centro uma colher de sopa bem cheia da mistura que preparou. Repita o processo com outra folha de papel de arroz e desta vez disponha-a por cima da anterior, para formar o ravioli (deve fazê-lo com alguma rapidez e enquanto a folha está molhada porque assim que seca começa a agarrar-se e dificulta o processo). Pressione em redor do recheio, para evitar que se formem bolhas de ar, e até às bordas para o selar.

Pincele o ravioli por fora com o azeite aromatizado e transfira-o para um prato grande ou travessa (isto irá impedi-lo de secar). Repita para as restantes folhas de arroz e recheio.

No final junte mais um fio de azeite e as ervas crocantes por cima e sirva de imediato.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.


Jumbo Pumpkin Raviolis – English version

Easy raviolis made with leftover roasted pumpkin and rice paper rolls.

Ingredients: (4 to 6 raviolis)

8-12 round rice paper rolls

1/2 cup soaked raw cashews

1 cup roasted pumpkin (in pieces)

1 roasted garlic clove (or 1/2 tsp garlic paste)

1/2 tsp paprika

1/2 cup water (more if needed)

sea salt & black pepper to taste

extra virgin olive oil

fresh rosemary or sage

Preparation:

Rinse the cashews and add them to a blender with pumpkin, garlic, paprika, drizzle of olive oil and water. Blend until smooth and creamy, adding water if needed to adjust consistency. Taste, season with salt and pepper, blend again and set aside.

In a non stick pan add a generous drizzle of olive oil over medium high heat and fry the fresh herbs for a few minutes. Take them off and place them over paper to cool until crunchy. Set aside both olive oil and herbs.

In a square pirex add hot water and soak the rice paper sheet for a few seconds until soft. Transfer to a board, spread carefully and add a big spoon of the filling inveje middle. Repeat with another paper sheet and place over the filling, to seal it. Brush with flavored olive oil to prevent drying and place in a plate. Repeat for the rest of the mix.

Add the remaining flavored olive oil and crunchy herbs over the ravioli and serve immediately.

Note: use preferably organic ingredients.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s