Creme de cogumelos com leite de amêndoas

IMG_5198[1]

Um creme aveludado e delicioso, altamente reconfortante! Muito fácil de fazer, sem glúten ou lactose. Vejam abaixo o ingrediente secreto que o torna cremoso.

Eu achava que sabia o que era chuva antes de viver em África, mas hoje digo-vos que não tinha a mínima ideia… Março e Abril são meses molhados aqui em Luanda, há quem diga que são os piores meses do ano. Isto porque a chuva aqui não cai, ela jorra e parece um autentico dilúvio. As pingas são grossas e pesadas, a intensidade é imensa e é capaz de chover por horas e dias assim. A sensação que temos é que o mundo vai acabar naquele dia. Porque aliados à chuva ouvem-se estrondos de trovoadas e vêem-se raios bem de perto, com uma cadência impressionante. É assustador e magnífico ao mesmo tempo.

Nesses dias o melhor é mesmo nem sair de casa. A chuva não deixa ninguém conduzir, porque não se vê um palmo à frente do nariz e as ruas ficam inundadas ao ponto de se tornarem intransitáveis. A cidade pára! As casas e estabelecimentos inundam e o estrago só não é pior porque o calor permanece e a água evapora com facilidade.

Mas apesar do bafo quente que se faz sentir nesses dias, acaba sempre por me apetecer comida de inverno: sopas, caldos, estufados, assados. Daqueles que nos aquecem de cima a baixo. E foi num desses dias que resolvi fazer este creme de cogumelos. Eu adoro cremes, mas a maioria das receitas que conheço leva natas, leite e/ou farinha de trigo para engrossar. Por isso resolvi inventar a minha versão, menos calórica, mais saudável e sem glúten ou lactose. O leite de amêndoas casa genialmente com os cogumelos.

Espero que gostem e que vos reconforte tanto como a mim!


Ingredientes: (4 – 6 pessoas)

200g de cogumelos brancos em bocados

750 ml de água quente

225 ml de leite de amêndoas

1 punhado de coentros (mais para decorar – opcional)

2 colheres de sopa de cebola picada

1 dente de alho

1/2 colher de café de noz moscada

50g de farinha de grão

flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

1 fio de azeite virgem extra (mais para decorar – opcional)

Preparação:

Numa panela refogue os cogumelos com a cebola e alho, durante 5 minutos em lume médio. Adicione de seguida a água quente, noz moscada, sal,  pimenta e coentros e coza tudo durante 10 min em lume médio.

Triture o preparado com a varinha mágica e acrescente de seguida o leite de amêndoas e farinha de grão. Coza mais 5 min, mexendo ocasionalmente. Prove, ajuste os temperos e volte a triturar. Sirva em taças e decore com coentros frescos e um fio de azeite.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. 

Anúncios

One thought on “Creme de cogumelos com leite de amêndoas

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s