Barras crocantes de aveia e sementes

IMG_5572[1]

Se gostam de snacks crocantes, este é sem dúvida para vocês! Perfeito para levar na mala e comer a meio da manhã. Vegan, sem glúten e sem frutos secos.

Tenho uma amiga que é alérgica a frutos secos. Nunca tinha pensado o quão chato isso deve ser, até ela me dizer “faz lá uma receita para mim que não posso comer frutos secos”. Nesse instante, quis sugerir-lhe uma receita minha de snacks ou doces para o lanche e não consegui… Não me lembrava de um único sem amêndoas, nozes, avelãs ou até amendoim (que embora seja da família das leguminosas propicia várias alergias).

Pus-me a pensar que a ideia central deste blog é celebrar a diversidade e a variedade culinária (e não apenas num aspecto gastronómico). É verdade que utilizo ingredientes exóticos, faço misturas pouco usuais e acumulo inspiração pelos cantos do mundo por onde passo, mas tento sempre criar receitas saudáveis e facilmente adaptáveis aos vários tipos de alimentação. Até aquelas em que há restrições, sejam elas por vontade própria, orientação médica ou impossibilidade física.

Por isso resolvi dar resposta a este pedido tão especial e criar um snack sem frutos secos, mas ao mesmo tempo crocante e delicioso. E não é que passou a ser o meu favorito para o lanche da manhã? Ainda por cima é super fácil de fazer (modéstia à parte, acho que me saiu o jackpot nesta receita!).  Se quiserem adicionar outros ingredientes também resulta, vejam as sugestões nas notas abaixo.

Enjoy!


Ingredientes:

1 + 1/2  chávenas de chá de aveia sem glúten (ou normal se preferir)

4 tâmaras medjool (sem caroço)

2 colheres de sopa de linhaça

2 colheres de sopa de coco ralado (opcional)

2 colheres de sopa de sementes de girassol

2 colheres de sopa de sementes de sésamo

2 colheres de sopa de quinoa tufada (opcional)

1 colher de café de baunilha

1 pitada de flor de sal

1 pitada de canela (opcional)

3 colheres de sopa de xarope de ácer

1 a 2 colheres de sopa de água (apenas se necessário)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal.

Coloque todos os ingredientes num robot de cozinha (à exceção da água) e triture tudo até conseguir a textura de areia molhada e a mistura começar a aglomerar-se. Se necessário (e só mesmo se necessário!) adicione a água, uma colher de cada vez e apenas até conseguir essa consistência (é importante não adicionar demais).

Adicione a quinoa tufada e incorpore com uma colher na restante mistura. Deite sobre o tabuleiro, espalhando bem. De seguida pressione com a ajuda da mão e dedos, para que a mistura assente e consiga uma altura de apenas 0,5 cm.

Leve ao forno por 20 min a 180º ou até dourar . Uma boa forma de saber se está no ponto certo é ver quando os cantos começam a acastanhar.

Retire e espere que arrefeça. Corte em barras e guarde numa embalagem hermética, em local fresco e seco, ou decore com flores e sirva. Dura até uma semana.

Nota: no caso de ser alérgico(a) aos frutos secos é importante verificar se os ingredientes que utiliza são livres de alergénios. Utilize de preferência ingredientes de origem biológica.

Dicas: se gostar de barritas mais moles, faça 2 receitas para aumentar a espessura. Se quiser pode juntar: frutos secos (sugiro um máximo de 1/4 de chávena de chá), passas a gosto, ou outros ingredientes como maca, matcha, etc. (sugiro não mais do que 1 colher de sobremesa).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s