Bolachas rústicas de chocolate com recheio de caramelo

IMG_5646

De mim para os mais gulosos das redondezas: bolachas, chocolate e caramelo. Tudo vegan, sem glúten e sem açúcar refinado. Será possível? Leiam aqui.

Há pessoas que se perdem por bolachas, biscoitos e outros bolos secos. Não sou uma delas. Aliás, para ser sincera contam-se pelos dedos de uma mão a quantidade de vezes que compro ou como bolachas e biscoitos. Mas no fim de semana passado, no cinema, vi uma criança com um pacote daquelas bolachas com recheio de chocolate e apeteceu-me uma. Em vez de ir comprar um pacote (como qualquer pessoa normal faria) resolvi criar uma alternativa mais saudável, mas igualmente boa.

Acho que em Angola foi a primeira vez que fui ao cinema fora de Portugal. Sempre achei que seria uma experiência semelhante em qualquer parte do mundo. Põem-se pessoas sentadas numa sala em frente a um ecrã, os resultados não podem ser muito diferentes, certo? Errado! Ir ao cinema aqui em Angola é uma experiência emocionante (como o são muitas outras coisas banais, mas que aqui tomam contornos peculiares).

Começando pelas filas da bilheteira, onde há sempre algumas almas que testam a nossa paciência e boa vontade, passando pelo preço exorbitante dos bilhetes, que em Portugal daria para pagar um jantar a dois num restaurante bem razoável, e culminando na própria sessão de cinema, onde a plateia aplaude, vaia, grita, ri e comenta em voz alta o que se passa no filme. Ouvem-se nas cenas românticas uivos e incentivos como “beija ela!” ou “vai forte meu irmão”, gritos em cenas de ação e suspense, seguidos de dicas como “saí daí, ele vai-lhe matar!”.

Depois da primeira experiência por aqui não pude deixar de pensar que provavelmente perdi outras preciosidades pelos países por onde já viajei… Mas é apenas mais uma razão para lá voltar.

Espero que gostem das bolachas, aqui por casa “voaram” em dois dias!


Ingredientes:

Para as bolachas:

¾ de chávena de chá de farinha de trigo sarraceno

½ chávena de chá de farinha de amêndoa (branca)

4 c. de sopa de manteiga de avelã (ou outra que prefiram)

4 c. de sopa de xarope de ácer

1 c. de café de bicarbonato de sódio

3 c. de sopa de cacau cru em pó

1 c. de café de baunilha

Para o recheio:

3 tâmaras medjool (sem caroço)

2 colheres de sopa de manteiga de avelã (ou outra que prefiram)

2 colheres de sopa de água

Cobertura (opcional) : 100g de chocolate preto min. 70% cacau adoçado com stevia (ou outro que prefiram)

Preparação:

Num robot de cozinha ou liquidificador triture a manteiga de avelã e o xarope de ácer. Numa tigela à parte junte todos os ingredientes secos das bolachas e envolva-os bem com um garfo ou fouet.

De seguida, junte 1/3 da mistura da tigela ao robot de cozinha e triture tudo. Repita mais 2 vezes, misturando gradualmente os ingredientes secos, até conseguir uma massa uniforme. Reserve.

Ligue o forno a 180º e prepare um tabuleiro de forno, forrando-o com papel vegetal.

Tire uma colher de sopa de massa e faça uma bolinha com a ajuda das mãos (se necessário unte as mãos com um pouco de farinha ou óleo, não muita). Coloque no papel vegetal e repita para a restante massa, reservando 2 a 3 cm de espaço entre cada bolinha.

Com a ajuda de um copo com fundo liso, espalme as bolinhas até que estas ganhem a forma de bolachas (se necessário unte também o copo para descolar a massa mais facilmente). É possível que a massa rache nas extremidades mas não há problema. Leve ao forno por 12-15 minutos, ou até a massa estar cozida. Retire e reserve até esfriar por completo.

Entretanto prepare o caramelo juntando o todos os ingredientes no mesmo robot de cozinha ou liquidificador e triturando até conseguir uma consistência pegajosa. Se lhe parecer demasiado seco ou pastoso, adicione mais 1 colher de água e volte a triturar. Reserve.

Assim que as bolachas estiverem frias, faça pares com tamanhos bolachas de tamanho semelhante. Coloque uma colher de chá de caramelo no centro de uma e pressione com a outra, para que o caramelo se espalhe até às extremidades. Repita para as restantes.

Para a cobertura (opcional)*, derreta o chocolate em banho-maria até estar completamente liquido. Mergulhe um lado da bolacha, escorra o excesso de chocolate volte a colocar no tabuleiro (com a parte do chocolate para cima). Repita para as restantes e leve ao congelador 5 minutos. Retire e faça o mesmo para o outro lado da bolacha. Sirva ou guarde num recipiente hermético no frigorífico.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Em alternativa a uma cobertura tão densa de chocolate, pode optar por colocar apenas um fios de chocolate por cima das bolachas. Utilize uma colher e vá deitando o chocolate em forma de zigue-zague. Leve 5 min ao congelador e sirva. Neste caso, guarde as restantes bolachas num recipiente hermético em local fresco e seco.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s