Mini vulcão de chocolate

IMG_5707[1]

Alerta: este é só para verdadeiros amantes de chocolate! Uma viagem pela Costa Rica foi a inspiração perfeita para este bolo. Vegan, sem glúten ou açúcar refinado.

Há 4 anos atrás fiz uma viagem que está sem dúvida no meu top 3 das melhores viagens e lugares a visitar, a Costa Rica. Até chegarmos à escolha deste destino, considerámos outros como Curaçau, Fernando de Noronha, Tailândia, Maldivas, entre vários destinos em África (mal sabia eu que uns anos depois me mudaria para este continente). Uns foram sendo eliminados por serem demasiado caros, outros por na altura estarem demasiado na “berra” e por fim restou-nos a Costa Rica.  À data não conhecíamos ninguém que tivesse visitado aquele país, mas pela beleza natural e a diversidade de cenários pareceu-nos uma boa aposta. E foi.

Estivemos lá quase 3 semanas, corremos o país de lés a lés e ficámos maravilhados. Nos mangais de Tortuguero andámos de barco, ouvimos histórias de jaguares e tartarugas marinhas, vimos Caimões, rãs do tamanho de uma uva e mergulhámos no mar das Caraíbas. Em Monteverde passeámos nas copas de árvores seculares e fizemos um slide de 1 km a mais de 100 metros de altura. Nas praias de Puntarenas descansámos, mergulhámos no Pacífico e vimos pores do sol maravilhosos.

Por fim o Vulcão Arenal. Majestoso, imponente, tirado de um filme ou documentário do National Geographic. E nós tão pequenos. É um vulcão ativo e por isso não deixamos nunca de sentir um calafrio na espinha enquanto caminhamos nas imediações. Na floresta que o rodeia encontrámos espécies fantásticas de fauna e flora local, entre elas uma víbora amarela (só para recordarmos que ali somos convidados e não habitantes). No paraíso termal do hotel Tabacon aproveitámos a água quente do rio, em alguns locais acima dos 36ºC, devido à proximidade do vulcão.

A viagem já foi há uns anos, mas este fim de semana cruzei-me com estas fotos e perdi algum tempo a relembrar alguns dos momentos épicos que vos contei acima. Houve outros. Veio daí a inspiração para este bolo submerso em lava de chocolate. É delicioso e muito fácil de fazer. Se tiverem oportunidade experimentem, o país e o bolo claro!


Ingredientes: (4 pessoas)

Para o bolo:

1/2 chávena de chá (=cup) de farinha de trigo sarraceno

2 colheres de sopa de farinha de coco

1/4 chávena de chá (=cup) de cacau cru em pó

3 colheres de sopa de xarope de ácer

1 chávena de chá (=cup) de leite de avelãs (ou outro que prefira)

2 colheres de sopa de açúcar de coco

1 colher de café de baunilha em pó

1 colher de café de bicarbonato de sódio

1 colher de café de óleo de coco – para untar a forma

Para a calda*:

1/4 chávena de chá (=cup) de cacau cru em pó

1/2 chávena de chá (=cup) de leite de avelã à temperatura ambiente (mais se necessário)

3 colheres de sopa de óleo de coco (derretido)**

3 colheres de sopa de açúcar de coco

2 colher de sopa de xarope de ácer

1/2 colher de café de baunilha em pó

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma redonda em miniatura (cerca de 12 cm diâmetro) com óleo de coco. Reserve.

Num robot de cozinha ou taça coloque os ingredientes secos e misture-os bem. De seguida adicione os restantes ingredientes do bolo e triture/mexa até estarem bem incorporados e conseguir uma mistura uniforme.

Deite o preparado na forma e leve ao forno por 20-25 min, à mesma temperatura. Aos 15-20 min. faça o teste do palito, este deve sair quase limpo nas pontas do bolo mas ainda molhado no centro. Retire (vai parecer-lhe que o centro está mal cozido, mas é exatamente o que se pretende) e deixe arrefecer por completo.

Entretanto, junte no mesmo robot de cozinha ou liquidificador os ingredientes para a calda e processe tudo até ter um molho como o que aparece na fotografia. Se lhe parecer pouco líquido, adicione mais 1 ou 2 colheres de sopa de leite de avelã e volte a triturar até à textura correta. Reserve.

Retire o bolo da forma e coloque-o num prato ou travessa. Com um garfo, faça pequenos furos profundos no centro do bolo. De seguida deite a calda por cima do bolo, começando no centro e deixando que esta escorra para as laterais. Se sobrar calda, coloque-a numa molheira ou copo. Sirva.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos. Este bolo é uma miniatura (serve 4 a 5 pessoas), pelo que se pretende fazê-lo em tamanho normal deve ajustar os ingredientes e tempo de cozedura.

*Caso pretenda fazer este bolo no inverno, aconselho a aquecer a calda em banho maria antes de servir, como esta frio o óleo de coco pode começar a solidificar e ganha grumos.

**Se não aprecia o sabor do coco opte por outro óleo (ex: amendoim, macadamias, noz, etc.) ou uma manteiga vegetal (ou manteiga normal caso consuma laticínios). Nestes casos, utilize-a à temperatura ambiente no verão (no caso de ser inverno deve derretê-la).

Anúncios

One thought on “Mini vulcão de chocolate

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s