Refrescos de ananás e chá verde

IMG_1322[1]

Dias de calor pedem ideias refrescantes. Esta é uma delas! São ideais para ter no congelador e utilizar em festas ou para aquela merecida pausa relaxante no final do dia. Sem açúcar e 100% naturais.

Sabem aquela ideia  de que “em África está sempre calor e sol e nunca há dias cinzentos”? Bom…não é verdade. Neste momento vive-se por aqui o tempo de cacimbo, ou seja a estação fresca do ano (só há duas por estas bandas). O sol está de férias na Europa, o azul do céu nem se vê e as nuvens têm um tom cinza-arroxeado. Estão a ver o tempo típico de Londres? Cinzento, escuro, deprimente? É mais ou menos isso, embora com uma melhoria significativa: a temperatura é amena. E é assim durante quase 6 meses!

Há dias em que o sol se mostra e conseguimos a ansiada dose de vitamina D. Porém é um sol tímido e insuficiente para dias de praia, piscina ou qualquer outra atividade veranil.  Por oposição, em Portugal é o pico da silly season e só vejo fotos de amigos e família na praia, de férias, com um calor abrasador, bronzeados invejáveis e dias de sol compridos que terminam em noites quentes. Hmmm que saudades que me dá do verão!

Como não posso trazer o calor para cá mais cedo, resolvi recriar o sabor a verão e dar um miminho a quem está em plena época balnear. Podem utilizar estes refrescos para adicionar sabor a águas, chás, sumos ou até colocá-los em copos de vinho branco ou espumante, numa versão summer party (vejam abaixo como ficam giros nos copos). Se preferirem podem simplesmente comê-los como gelados. O que não lhes falta é versatilidade! Espero que gostem.


Ingredientes: (10 a 12 ud.)

1 chávena de chá de sumo natural de ananás (sem polpa)

750 ml de chá verde (frio)

1 colher de sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante natural à escolha)

2 a 3 rodelas de ananás ou abacaxi maduro (com cerca de 1 cm de espessura)

Para decorar (opcional): gelo, pedaços de ananás com casca, folhas de hortelã fresca e flores

Preparação:

Corte palhinhas resistentes de papel em pauzinhos de 6 a 8 cm de comprimento. Reserve.

Retire a casca e o centro das rodelas de ananás e corte em pequenos pedaços. Coloque-os no fundo de uma forma de silicone de mini cupcakes. De seguida espete os pauzinhos no ananás, de forma a que se mantenham na vertical. Reserve.

Junte num jarro o chá verde, o sumo de ananás e o adoçante natural. Misture bem com uma colher. De seguida encha as formas com o preparado (é normal que os pauzinho tombem). Coloque a forma no congelador, num local plano, e ajuste os pauzinhos para a posição vertical.

Congele por 1 hora ou até estarem totalmente solidificados. Prepare uma travessa com gelo, folhas de hortelã, pedaços de ananás e flores (opcional). Retire os refrescos dos moldes e disponha-os na travessa. Em alternativa pode servi-los nos copos conforme a foto abaixo (eles flutuam).

IMG_1294[1]

Assim que começarem a derreter pode utilizar a palhinha na sua função normal.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s