Refrescos de ananás e chá verde

IMG_1322[1]

Pineapple and green tea party floaters/popsicles – EN version below

Dias de calor pedem ideias refrescantes. Esta é uma delas! São ideais para ter no congelador e utilizar em festas ou para aquela merecida pausa relaxante no final do dia. Sem açúcar e 100% naturais.

Sabem aquela ideia  de que “em África está sempre calor e sol e nunca há dias cinzentos”? Bom…não é verdade. Neste momento vive-se por aqui o tempo de cacimbo, ou seja a estação fresca do ano (só há duas por estas bandas). O sol está de férias na Europa, o azul do céu nem se vê e as nuvens têm um tom cinza-arroxeado. Estão a ver o tempo típico de Londres? Cinzento, escuro, deprimente? É mais ou menos isso, embora com uma melhoria significativa: a temperatura é amena. E é assim durante quase 6 meses!

Há dias em que o sol se mostra e conseguimos a ansiada dose de vitamina D. Porém é um sol tímido e insuficiente para dias de praia, piscina ou qualquer outra atividade veranil.  Por oposição, em Portugal é o pico da silly season e só vejo fotos de amigos e família na praia, de férias, com um calor abrasador, bronzeados invejáveis e dias de sol compridos que terminam em noites quentes. Hmmm que saudades que me dá do verão!

Como não posso trazer o calor para cá mais cedo, resolvi recriar o sabor a verão e dar um miminho a quem está em plena época balnear. Podem utilizar estes refrescos para adicionar sabor a águas, chás, sumos ou até colocá-los em copos de vinho branco ou espumante, numa versão summer party (vejam abaixo como ficam giros nos copos). Se preferirem podem simplesmente comê-los como gelados (deixo abaixo as duas versões). O que não lhes falta é versatilidade! Espero que gostem.


Ingredientes: (10 a 12 ud.)

1 chávena de chá de sumo natural de ananás (sem polpa)

750 ml de chá verde (frio)

1 colher de sopa de xarope de ácer (ou outro adoçante natural à escolha)

2 a 3 rodelas de ananás ou abacaxi maduro (com cerca de 1 cm de espessura)

Para decorar (opcional): gelo, pedaços de ananás com casca, folhas de hortelã fresca e flores

Preparação:

Versão 1 – Refrescos para festa (para usar em copos como forma de dar sabor a outras bebidas, ex: vinho, água, etc., ou para o caso de não ter uma forma de gelados)

Corte palhinhas resistentes de papel em pauzinhos de 6 a 8 cm de comprimento. Reserve.

Retire a casca e o centro das rodelas de ananás e corte em pedaços iguais (triângulos). Coloque-os no fundo de uma forma de silicone de mini cupcakes. De seguida espete os pauzinhos no ananás, de forma a que se mantenham na vertical. Reserve.

Junte num jarro o chá verde, o sumo de ananás e o adoçante natural. Misture bem com uma colher. De seguida encha as formas com o preparado (é normal que os pauzinho tombem). Coloque a forma no congelador, num local plano, e ajuste os pauzinhos para a posição vertical.

Congele por 1 hora ou até estarem totalmente solidificados. Prepare uma travessa com gelo, folhas de hortelã, pedaços de ananás e flores (opcional). Retire os refrescos dos moldes e disponha-os na travessa. Em alternativa pode servi-los nos copos conforme a foto abaixo (eles flutuam). Assim que começarem a derreter pode utilizar a palhinha na sua função normal.

IMG_1294[1]

Versão 2 – Gelados (para esta versão precisa de uma forma de gelados e paus de gelado)

Retire a casca e o centro das rodelas de ananás e corte em pequenos pedaços. Coloque-os no fundo de uma forma de gelados. Reserve.

Junte num jarro o chá verde, o sumo de ananás e o adoçante natural. Misture bem com uma colher. De seguida encha as formas com o preparado e tape-as com a tampa. Insira os paus de gelado no centro e leve ao congelador, num local plano, cerca de 2 horas ou até estarem completamente solidificados.

Retire, desenforme e consuma de imediato.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.


English version – Pineapple and green tea party floaters/popsicles

Ingredients:  (10-12)

1 cup pineapple 100% natural juice (no pulp) – I used Ceres 100% juice

750 ml green tea (cold)

1 tbsp maple syrup (or other sweetener of choice)

2 to 3 slices of sweet pineapple (about 1cm each peeled)

To decorate (optional): gelo, pieces of pineapple, mint leaves and flowers

Preparation:

1 -Version for party floaters (to use on glasses and add flavor to water, white, soda, etc. or in case you don’t have a popsicle tray)

Use paper straws and cut them with about 8 cm long. Set aside.

Discard the center of the pineapple slices and cut the rest into equal pieces. Place each piece on the bottom of a mini cupcake baking tray (I used a silicone one) and stick the straws into them, so that they stand vertically. Set aside.

In a jar add green tea, pineapple juice and natural sweetener and mix well. Pour into the cupcake forms (the straws will fall aside but it’s normal). Place the tray in the freezer and adjust the straws vertically). Freeze for an hour or until completely solidified.

Prepare a tray with ice, mint leaves and bits of pineapple and place the floaters on top or put them in glasses with some ice and pour your favorite refreshment/wine/etc. over and enjoy! PS- I call them floaters because they will float on your glass (see picture above).

2 -Version for popsicles (you must have a popsicle tray/forms for this)

Discard the center of the pineapple slices and cut the rest into equal pieces. Place each piece on the bottom of a popsicle tray. Set aside.

In a jar add green tea, pineapple juice and natural sweetener and mix well. Pour into the popsicle forms, cover and place the wooden sticks on the middle. Place the tray in the freezer and freeze for an hour or until completely solidified.

Prepare a tray with ice, mint leaves and bits of pineapple and place the popsicles on top. Enjoy a refreshing treat!

Note: use preferably organic ingredients.

 

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s