Manteiga de caju

IMG_6047

A favorita das minhas amigas para o pequeno almoço. Fácil de fazer, cremosa, deliciosa e perfeita para comer com iogurte, fruta, granola ou simplesmente à colher!!

No início de setembro fui passar uns dias à praia da Galé, perto de Melides. Há quase dez anos que o meu grupo de capoeira faz um evento anual no Parque de Campismo da Praia da Galé e este ano pude aproveitar. É um evento muito descontraído, cheio de praia, sol, bons momentos com amigos, capoeira e…..campismo. Sabem aquelas pessoas que acampam desde crianças com os pais, passam semanas, meses no meio da natureza e têm ótimas memórias dessa fase? Pois, não sou eu.

A primeira vez que acampei tinha 18 ou 19 anos e jurei para nunca mais. Foi em Sagres, passei um frio de rachar e a meio da noite a minha tenda foi invadida por formigas (centenas e milhares de formigas que passearam por toda a parte e mais alguma, dentro e fora da minha roupa)! Voltei a acampar uns anos mais tarde e foi menos mau, mas não posso dizer que até hoje tenha gostado. Assim, desde que este evento da galé se realiza, lá me preparo mentalmente para 3 dias de “tortura”.

Este ano consegui alugar um bungalow com mais algumas amigas e isso fez toda a diferença. Primeiro porque o conforto é outro (claro), segundo (e mais importante) porque pude ir carregada de fruta, sementes, iogurtes, etc. para preparar pequenos-almoços deliciosos para todas (como podem ver nas fotos abaixo).

Já há alguns anos que não tínhamos oportunidade de estar assim juntas, porque a vida levou cada uma por um caminho diferente. Umas tiveram filhos, outras (tal como eu) foram morar para fora, mas este ano conseguimos reunir-nos e passar um fim-de-semana de convívio como antigamente. E soube-nos pela vida!

O ingrediente secreto (para além da amizade que nos une) foi esta manteiga de caju que levei para o pequeno-almoço e da qual não sobrou nem uma colher. Espero que gostem e se puderem visitem este local que tem das paisagens e praias mais bonitas que conheço em Portugal.


Ingredientes:

1 chávena de chá de caju cru (não torrado)

1 a 2 colheres de sopa de óleo de coco, macadamia ou amendoim (mais se pretender mais líquida)

1/2 colher de café de canela em pó

1 colher de sobremesa de açúcar de coco (mais se preferir mais doce)

1/2 colher de café de flor de sal

Preparação:

Pré- aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal.

Disponha os cajus por cima e leve ao forno entre 5 a 10 min até ficarem dourados. O tempo pode variar de acordo com a potência de cada aparelho, eu normalmente ponho o forno na opção gratinar (grelha de cima) e demora cerca de 7 min. É importante não se distrair porque o processo é bastante rápido e 1 ou 2 minutos a mais fazem a diferença entre torrado e queimado.

Retire do forno, transfira para um processador ou robot de cozinha* e triture tudo cerca de 10-15 min. Se necessário faça algumas paragens para raspar os bocados que vão ficando agarrados às laterais e continue.

Quando tiver uma pasta com a consistência de manteiga, adicione os restantes ingredientes e triture mais 30 seg. Prove e repita o processo se necessitar de ajustar algum ingrediente (mais óleo se pretender mais líquido, mais açúcar se pretender mais doce por exemplo). Volte a triturar mais alguns segundos e depois disso está pronto! Coloque num recipiente hermético e guarde em local seco e fresco, consuma no espaço de 1 semana.

Nota: utilize ingredientes biológicos.

*Se utilizar a Bimby ou um robot potente do género, é importante não pulverizar os cajus, caso contrário a manteiga não se forma. Utilize uma velocidade média que permita triturar bem mas sem os transformar em farinha.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s