Crackers de alecrim

IMG_2696_Fotor

Crackers estaladiças feitas com apenas 4 ingredientes! Perfeitas para uma festa com os amigos ou como snack. Receita fácil, vegan e sem glúten.

Sempre que recebo amigos ou família deparo-me com um dilema: como arranjo uma alternativa ao pão para acompanhar as entradas? Seja hummus, queijos, patês ou qualquer outro molho, gosto de ter algo estaladiço para acompanhar. Muitas vezes opto por crudités (vegetais crus cortados em palitos por exemplo), mas outras apetece-me pão ou bolachinhas ou palitos de trigo, ou algo do género.

Desde há algum tempo que “boicotei” os alimentos processados cá em casa portanto as tostas, bolachas, palitos salgados e uma série de outros produtos embalados não fazem parte da minha despensa. Pode parecer-vos um pouco fundamentalista esta minha atitude, mas eu acredito que se não tivermos em casa as coisas que nos fazem menos bem, acabamos por não as comer (ou pelo menos não com frequência). Se as tivermos é mais difícil controlar alguns hábitos.

Para além disso, não ter os produtos embalados e à distância de três passos obriga-nos a arranjar alternativas caseiras e mais saudáveis. E para mim tudo passa por aí.

Por isso, da próxima vez que derem um jantar ou almoço aí em casa, façam esta receita e prometo que vão repeti-la vezes sem conta. Nas últimas semanas já a fiz umas 3 ou 4 vezes! Ahh e claro, nada bate a satisfação de responder “fui eu que fiz”, quando nos perguntam: “onde compraste estas bolachas, são ótimas?”.

Espero que gostem e já sabem partilhem com o mundo!


Ingredientes:

1/2 chávena de chá de farinha de amêndoa

1 chávena de chá de farinha sem glúten (usei uma mistura para pão da marca Uterkram)*

1 + 1/2 c. sopa de linhaça moída

1 c.sopa alecrim fresco e picado

10 c. sopa água (mais se necessário)

flor de sal e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro de forno com papel vegetal. Reserve.

Numa tigela misture todos os ingredientes secos com um garfo. Adicione a água e amasse bem com as mãos até ter uma massa compacta e uniforme. Se a mistura lhe parecer muito seca e quebradiça adicione mais 1 ou 2 colheres de água, se por outro lado lhe parecer demasiado mole e sentir que se cola às mãos, adicione mais farinha e volte a amassar.

De seguida, espalhe um pouco de farinha numa bancada e transfira a massa para essa superfície. Divida a massa em 2 metades e reserve uma. Estenda uma metade com a ajuda de um rolo da massa ou uma garrafa de vidro até conseguir uma espessura de 2 ou 3 ml. Com uma faca corte a massa em tiras finas (caso queira fazer palitos) ou quadradinhos (caso pretenda fazer bolachas) e transfira-as para um o tabuleiro. Junte as aparas da massa (bordas irregulares que sobraram à outra metade e volte a enfarinhar a bancada (se necessário). Repita o processo: amassar, estender e cortar, até ter transformado toda a massa em quadrados ou tiras.

Leve o tabuleiro ao forno por 15 minutos ou até estarem douradas. Retire e deixe arrefecer. Sirva ou transfira para um recipiente hermético e guarde até 7 dias ou mais.

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Em alternativa pode utilizar 1/4 chávena farinha espelta integral (ou trigo integral) e 3/4 de amido de milho.

Sugestão: sirva com um destes molhos hummus de beterraba, pesto de coentros e avelãs, guacamolehummus tradicional,  molho de beterraba ou maionese de açafrão.

 

 

Anúncios

One thought on “Crackers de alecrim

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s