Cheesecake de dióspiros

IMG_2658_Fotor

É amante de dióspiros? Então esta receita é para si! Um cheesecake cremoso e uma base de biscoito deliciosa. Tudo vegan, sem açúcar refinado ou glúten. Falo-vos ainda da minha nova casa e da importância de ouvirmos o nosso corpo.

Reparei que existem poucas receitas de sobremesas com dióspiros. Talvez por não ser um fruto consensual (um pouco como África): ou se ama ou se odeia. O meu marido adora e na nossa nova casa existe um diospireiro (sim, é assim que se chama, fui investigar…).

Contei-vos no post anterior que tomámos a decisão de ir viver para o campo, ainda que nos arredores de Lisboa. Posso agora adiantar-vos a zona: Sobral de Monte Agraço (não no centro mas perto). Vamos ter uma moradia com jardim, pomar e muito espaço para receber amigos, família e quem sabe fazer uns workshops rodeados de natureza! Fica apenas a 30 minutos de Lisboa e com os novos acessos é maravilhoso podermos desfrutar do campo, sem sentirmos que estamos a milhas do centro cosmopolita.

Esta mudança é um pouco radical na minha vida porque sempre vivi na cidade, mas sinto que o meu corpo e mente pedem o descanso da natureza. E já aprendi, da pior forma, que devemos dar ouvidos ao nosso corpo. Há cerca de 6 anos atrás eu saía de casa às 8h30 da manhã e regressava todos os dias, sem exceção, às 23h. Entre trabalho, treinos de capoeira e aulas de salsa levei o meu corpo ao limite. Não dei atenção à fadiga que sentia, às dores no corpo, à falta de energia constante. Meses a fio deste desgaste resultaram numa fratura da tíbia e perónio na perna direita, com direito a quase 1 ano de recuperação.

Partilho isto convosco porque esse incidente mostrou-me uma das coisas mais importantes que aprendi até hoje: ouvir/ler o meu corpo. E neste momento o meu corpo pede para respirar ar puro, viver com calma, da forma mais saudável possível e seguir a minha paixão: cozinhar. E é isso que vou fazer.

Seja qual for a fase da vida em que estejam, não se esqueçam de relaxar, descansar e cuidar de vocês. Ouçam o vosso corpo porque sem ele não fazemos nada.

Espero que gostem do cheesecake e já sabem, partilhem com quem mais gostam!


Ingredientes (1 cheesecake pequeno)

Base:

15g farinha de aveia

30g farinha amêndoa

1 c. sopa farinha de coco

1 + 1/2 c.sopa de xarope de ácer (ou mel ou agáve)

1 + 1/2 c.sopa óleo de coco (+1 c.café para untar a forma)

1/2 c. café de baunilha em pó

Recheio:

4g de agar agar em pó

4 c. sopa de água

1 dióspiro grande bem maduro e doce (use apenas a polpa, equivalente a 1 chávena de chá)*

1 colher de café de canela em pó

5 c.sopa xarope de ácer 

1/4 c.café de noz moscada em pó

1/2 colher café de sumo de limão

300g de tofu suavizado**

Topping:***

polpa de 1/2 dióspiro maduro e doce

ou

2 tâmaras medjool + 1/2 dióspiro + 1 pitada de canela

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º e unte uma forma redonda de 22 a 24cm diâmetro com óleo de coco.

Numa tigela misture com um garfo todos os ingredientes secos da base e de seguida junte os ingredientes molhados. Envolva tudo bem até conseguir a consistência de areia molhada. Passe a mistura para a forma e pressione com as mãos para prensar a base. É importante assegurar que a mistura está bem distribuída, para a base ficar com uma espessura uniforme. Leve ao forno a 180º por 15-20 min ou até a base estar alourada. Retire e deixe arrefecer completamente.

Entretanto, num tacho pequeno junte a água e o agar-agar, misture e deixe repousar uns minutos. Junte a polpa do dióspiro e leve a lume brando, mexendo sempre, até levantar fervura. Adicione as especiarias, adoçante e sumo de limão e misture bem.  Prove e ajuste o adoçante e especiarias ao seu gosto, se necessário. Retire do lume e deixe esfriar uns minutos, à temperatura ambiente (não coloque no frigorífico).

Escorra bem o tofu e coloque-o num robot de cozinha ou liquidificador. Adicione a mistura do dióspiro e triture na potencia máxima, até conseguir um recheio cremoso e sem grumos. É possível que tenha que ir fazendo umas paragens e raspando as laterais, mas faça-o até conseguir uma mistura bem uniforme. Prove e ajuste o adoçante a gosto. Deite por cima da base, abane ligeiramente para espalhar a mistura de forma igual e leve ao frigorífico por 1 a 2 horas.

Para o topping***, utilize a polpa de meio dióspiro maduro, esmague-a bem com um garfo e espalhe por cima do cheesecake. Desenforme com cuidado, decore com flores e sirva.

Notas: utilize ingredientes de origem biológica.

* utilizei dióspiros gelatinosos, muito maduros e doces, caso não encontre fruta neste estado deverá ajustar o adoçante.

** é importante que utilize tofu suavizado para conseguir uma textura cremosa.

***se preferir um topping mais tipo compota, triture a polpa de 1/2 dióspiro com 2 tâmaras medjool sem caroço e um pouco de canela.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s