Salmão selvagem com aroma de erva-príncipe

IMG_1184

Precisa de um jantar rápido, fácil e delicioso? Aqui está ele. Prepara-se em 15 min e leva apenas 3 ingredientes. O aroma é fenomenal!

Há dias em que não há tempo ou paciência para fazer pratos elaborados e precisamos de algo simples em todos os sentidos. Sem muitos ingredientes, sem sujar muitas panelas, sem demorar muito tempo, sem pensar muito, mas com todo o sabor e conforto de uma refeição caseira.

E esta receita é tudo isso, aliada a um aroma inebriante que se espalha pela cozinha. O motivo é a erva-príncipe, ou caxinde como se chama em Angola. Sou fã desta erva há muito tempo, não só pelo seu seu aroma cítrico como pelas suas propriedades medicinais (espreitem esta receita de risotto de caxinde onde falo um pouco disso).

Enquanto estive em Angola utilizei-a para criar vários pratos e este foi um deles. No entanto só agora reparei que ainda não a tinha colocado aqui no blog. Eu tenho restringido bastante o consumo de peixe porque recuso-me a comprar peixe de aquicultura e peixe de mar é cada vez mais difícil de encontrar… Adotei a técnica de chegar à peixaria e perguntar logo de início: qual é o peixe de mar? Sei que é mais caro, mas na saúde acho que não se poupa.

E as saudades que eu tenho de Luanda e de ver as peixeiras baterem de porta em porta com o peixe acabadinho de pescar? Estas coisas antigas, que por aqui já não se usam, ainda há por lá e acreditem que deixam saudades.

No caso do salmão compro congelado, na maioria das vezes, mas opto sempre por salmão selvagem. É mais natural e o sabor e consistência são diferentes. A receita já se tornou uma das preferidas do meu marido e do meu Pai e é tão fácil de fazer que eles já a fazem sozinhos (o que me deixa a transbordar de orgulho como devem imaginar!). Por isso, pode ser que também “pegue” moda aí por casa. 😉

Bom apetite!


Ingredientes: (2 pessoas)

2 lombos de salmão selvagem (250-300g por lombo)*

1 punhado de erva príncipe

1 pitada de flor de sal

1 pitada de pimenta preta em moinho (opcional)

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º.

Num tabuleiro coloque 2 pedaços de papel de alumínio ou papel vegetal para culinária. Coloque os lombos no centro, tempere com sal e pimenta (opcional) e cubra-os com a erva príncipe.

Feche os papelotes de forma a que os sucos não escorram para fora. Leve ao forno por 15 min (um pouco mais se gostar do salmão bem cozido). Retire dos papelotes e sirva.

Como acompanhamento sugiro o puré de brócolos e couve-flor ou o ratatouille no forno.

Nota: utilize ingredientes de origem biológica.

*Se comprar salmão congelado, deixe descongelar completamente antes de fazer a receita.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s