Panquecas vegan de espelta e canela

Panquecas vegan de espelta e canela

English version below

Sim sim, mais uma receita de panquecas. Mas estas são vegan e com um aroma maravilhoso a canela. Perfeitas para o inverno e o frio que se instalou!

O Natal está à porta e com ele a loucura das prendas, a decoração da árvore de Natal, a definição da ceia e a reorganização das salas, para colocar 20 pessoas onde normalmente jantam 4. Mas tudo isto faz parte de um ritual que para mim me é muito querido e que tanta falta me fez nos últimos anos longe da família.

Tinha esperança de conseguir fazer este Natal na minha nova casa e reunir a família toda, mas infelizmente continua em obras e portanto esse desejo não se vai concretizar (pelo menos não este ano). Não sei se alguma vez tiveram o “privilégio” de fazer obras em vossa casa, mas acreditem quando vos digo que é uma autentica odisseia. Eu diria mesmo que é um curso intensivo de gestão porque entre gerir o empreiteiro, os fornecedores de materiais, as equipas do ikea e afins, os homens das obras e o meu marido, acho que posso gerir qualquer multinacional!

Ahh e o melhor são os imprevistos. Os 500 imprevistos que acontecem: o cano que se rompeu, o quadro elétrico que estava danificado, a infiltração que afinal era bem pior do que se imaginava, enfim. Por muitos programas de decoração e remodelações que vejamos, quando chegamos à nossa obra as coisas são bem diferentes.

Mas no meio de tudo isto há coisas boas, conhecem-se pessoas sérias, trabalhadoras e bem intencionadas e acabamos com um local que fica mesmo ao nosso gosto, quase como imaginámos (digo quase porque nada é perfeito..).

E foi no meio deste turbilhão que surgiu a necessidade de um pequeno-almoço reconfortante, fácil, saboroso, que me aconchegasse neste inverno e me mantivesse a esperança de que no final tudo vai acabar bem. Nada melhor do que as minha tão adoradas panquecas! Mas desta vez em formato vegan e com aquele aroma a canela que tanto gosto.

Espero que elas vos tragam o mesmo conforto que me trouxeram a mim e se estão a passar pelo mesmo que eu, força que não dura para sempre!


Ingredientes:

1 chávena de chá (=cup) de farinha de espelta integral

1 c. de sopa de farinha de araruta

3/4 chávena de chá (=cup) de leite de avelãs (ou outro que prefira)

1 c. de sopa de farinha de linhaça

3 c. de sopa de água

1 c. de café de canela

1/2 c. de café de fermento em pó

1 pitada de flor de sal

Topping: xarope de ácer (opcional)

Preparação:

Numa taça pequena junte a farinha de linhaça, canela e água. Mexa tudo e deixe ativar durante 5 minutos.

Entretanto, noutra taça maior, junte as farinhas, fermento e sal envolva tudo bem. Adicione o leite de avelã e a mistura de linhaça e mexa até incorporar tudo.

Utilize uma frigideira anti-aderente sobre lume médio e disponha o equivalente a 3 a 4 colheres de sopa para cada panqueca. Deixe cozer 1 a 2 minutos e vire com a ajuda de uma espátula. Repita para o outro lado e para a restante mistura.

Sirva ainda quentes com xarope de ácer ou outro topping à escolha.

Nota: utilize ingredientes de origem biológica. Caso não tenha uma frigideira anti-aderente unte a sua frigideira com um pouco de óleo antes de fazer as panquecas, para evitar que peguem.


English version

Ingredients:

1 cup spelt flour

1 tbsp arrowroot

3/4 cup hazelnut milk (or other of choice)

1 tbsp flax meal

3 tbsp water

1/2 tsp cinnamon (grounded)

1/4 tsp baking powder

pinch of sea salt

Topping: maple syrup (optional)

Preparation:

In a small bowl combine flax meal, water and cinnamon and let it rest for 5 min.

Meanwhile, combine all flours, baking powder and salt in a medium bowl. Add flax meal and hazelnut milk and whisk well until combined.

In a non-stick pan, over medium heat, put 1/4 cup of the mix for each pancake. Let cook for 1 or 2 minutes and flip. Repeat for the other side and for the rest of the mix.

Pour over maple syrup or other topping of choice and enjoy!

Note: use preferably organic ingredients.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s