Bolo de noz com creme de lavanda

BolodeNozeLavanda

Recipe in EN below

Antes do final do ano tinha que postar uma das receitas que fiz para o Natal e fez as delícias da nossa consoada. Um bolo fofo, delicioso, vegan e sem açúcar refinado! O creme de lavanda torna tudo ainda mais aromático e cremoso.

É impossível chegarmos ao final de um ano e não fazermos o balanço de tudo o que aconteceu nos últimos 365 dias. As decisões difíceis, as maiores conquistas, os momentos de maior alegria, as tristezas, os orgulhos e até as loucuras. Tudo certamente fez parte deste ano, sem exceção. Por isso, resolvi escrever-vos aqui os momentos mais marcantes que rechearam o meu 2017 e quem sabe inspirar-vos a fazer o mesmo exercício:

  • Decisão mais importante/difícil: este ano abundou em decisões difíceis e não consigo indicar apenas uma. A primeira foi sem dúvida decidir regressar a Portugal e com ela a segunda, deixar para trás a minha carreira e o meu emprego como assessora da administração numa companhia de seguros. A terceira e última foi decidir ir viver para o campo, após uma vida inteira na cidade;
  • Feitos de que mais me orgulho: inscrever-me no curso de culinária macrobiótica, para me instruir no que mais gosto de fazer e comprar uma moradia no campo, para viver no meio da natureza;
  • O momento que mais me trouxe paz: sentar-me no topo da Tundavala em Angola, respirar e contemplar a vista;
  • O momento mais louco: um encontro de primeiro grau com um elefante na Namíbia (foi aterrorizador e magnífico ao mesmo tempo);
  • A maior tristeza: despedir-me de família e amigos que ficaram em Angola e fizeram parte do meu dia a dia nos últimos anos;
  • A maior alegria: perceber o que realmente me faz feliz e ser capaz de equilibrar o meu corpo;
  • Ensinamentos que este ano me trouxe: dar mais valor às pequeninas coisas que temos na nossa sociedade (ex: água, luz, etc.) porque não chegam a todas as pessoas do mundo e perceber que é preciso muito pouco para sermos genuinamente felizes (África sem dúvida que nos ensina isto);
  • O que não quero levar comigo para 2018: o medo de falhar. Qualquer uma das decisões acima ainda me fazem questionar: “Foi a decisão correta? E se corre mal? O que farei se não correr bem?”. Quero sem dúvida libertar-me destas dúvidas e ter confiança no sucesso das minhas escolhas.

Este pequeno exercício foi inspirado pela masterclass da querida e inspiradora Inês Pimentel do blog www.benaturalwithines.com (se ainda não a conhecem espreitem o blog dela). E já agora aproveito para desafiar-vos a fazerem o vosso exercício. É sem dúvida mais fácil planear 2018 se tivermos consciência de tudo o que queremos deixar para trás, o que queremos levar connosco e o que nos propomos atingir no novo ano 🙂

E quanto à receita, segue abaixo e vou fazê-la novamente para a passagem de ano: é doce, fofa, cremosa e cheia de ingredientes naturais que nos nutrem de dentro para fora. Feliz 2018!


Ingredientes:

Para o bolo:

1 chávena de chá + 1/4 (=1+1/4 cup) farinha de espelta

80g nozes moídas

1/4 chávena de chá (=cup) de açúcar de coco

1/4 chávena de chá (=cup) de geleia de arroz em pó*

1 c. sopa de stevia granulada

1 c.sopa fermento

1 c.sopa bicarbonato de sódio

1 c.café canela

1/2 c.café de noz moscada

1 c.sopa vinagre de sidra

1 c.chá baunilha em pó

150g maçã reineta cozida e reduzida a puré (~1 maçã grande)

1 c.sopa xarope de ácer

3/4 chávena de chá (=cup) de leite de avelãs (ou outro que prefira)

Para o creme de lavanda:

1/2 chávena de chá (=cup) de leite de amêndoa

1/4 chávena de chá (=cup) chá de lavanda (veja nota abaixo)

1 c.chá de stevia granulada

1 c.chá óleo de coco

Preparação:

Pré-aqueça o forno a 180º e forre uma forma de bolo inglês com papel vegetal.

Num robot de cozinha ou liquidificador triture o leite, puré de maçã, xarope de ácer, baunilha e vinagre. Reserve.

Para dentro de uma taça grande, peneire a farinha, os açúcares/adoçantes, fermento, b.sódio, canela e noz moscada. Misture tudo muito bem e de seguida junte os ingredientes molhados. Vai notar o vinagre a reagir com o fermento e a formar bolhas, é normal. Envolva tudo bem até incorporar os ingredientes secos, mas evite mexer demasiado para não ser perder o ar na massa. Por fim adicione a noz moída e envolva novamente.

Transfira a mistura para a forma e leve ao forno a 180º por 30-40 minutos. Faça o primeiro teste do palito aos 30 min. e retire o bolo apenas quando este sair limpo. Retire da forma, utilizando as pontas do papel vegetal para o efeito, e deixe arrefecer completamente.

Entretanto prepare o creme de lavanda. Numa frigideira anti-aderente em lume médio-alto aqueça o leite, o óleo de coco e a stevia. Quando levantar fervura adicione o chá de lavanda e misture bem. Deixe ferver até a mistura engrossar ligeiramente (pode demorar até 15 min.). Retire do fogo e deixe arrefecer, para que a mistura engrosse um pouco mais.

Desenforme o bolo, transfira para um prato ou travessa e com uma colher disponha o creme por cima. Sirva.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. Para o chá de lavanda, utilizei 1 colher se chá de lavanda seca e 1 chávena de chá de água e deixei ferver por 10 minutos.

*Em alternativa pode utilizar 1/4 de chávena de açúcar de coco.


English version

Ingredients:

For the loaf:

1+1/4 cup spelt flour

80g grounded walnuts

1/4 cup coconut sugar

1/4 cup rice honey powder*

1 tbsp granulated stevia

1 tbsp baking powder

1 tbsp baking soda

1/2 tsp cinammon

1/4 tsp nutmeg

1 tbsp cider vinegar

1 tsp vanilla powder

150g russet apple applesauce (~ 1 big apple cooked and pureed)

1 tbsp maple syrup

3/4 cup hazelnut milk (or other of choice)

For the lavender cream:

1/2 cup almond milk

1/4 cup lavender tea (see note below)

1 tsp granulated stevia

1 tsp coconut oil

Preparation:

Preheat the oven to 180º and line a loaf tin with parchment paper.

Blend milk, applesauce, maple syrup, vanilla and vinegar until combined.

In a large bowl, sift flour, sugars / sweeteners, baking powder and soda, cinnamon and nutmeg. Mix everything well and add the wet ingredients. You will notice the vinegar reacting with the baking powder (forming bubbles) it is normal. Incorporate well the dry ingredients, but avoid over-stirring so you don’t lose air in the dough. Finally add the ground walnuts and fold them in the mix.

Transfer the mixture to the tin and bake at 180º for 30-40 minutes. Make the first toothpick test at 30 min. and remove the cake only when it comes out clean. Remove from the tin using the tips of the parchment paper and let it cool completely.

Meanwhile, prepare the lavender cream. In a non-stick skillet over medium-high heat add milk, coconut oil and stevia and stir. When it starts simmering add the lavender tea and stir again to combine. Let it simmer until the mixture thickens slightly (can take up to 15 min.). Remove from the heat and let it cool, so that it thickens a bit more.

Remove the parchment paper from the cake, transfer to a platter and spoon over the cream before serving. Enjoy!

Notes: use organic ingredients preferably. For the lavender tea, I used 1 teaspoon of dried lavender and 1 cup of water, boiling for 10 minutes.

* You can substitute that for 1/4 cup of coconut sugar.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s