Pêra grelhada com granola de trigo sarraceno

peragranola.jpg

Uma ótima receita para um pequeno-almoço longo de fim-de-semana. Deliciosa, crocante e muito fácil de fazer. Sem glúten, lactose ou açúcar refinado.

Ultimamente tenho sentido falta do ritmo calmo de Angola. Dos fins de semana longos, em que as manhãs eram passadas a tomar o pequeno-almoço na varanda e a sentir o sol quente. Volta e meia dou por mim a desejar esses momentos.

Melhor do que isso só as escapadinhas até Cabo Ledo. Abrir a porta do bungalow, pôr o pé na areia e olhar para o mar, enquanto se preguiça no alpendre e se toma um pequeno-almoço refrescante. Hmmm que saudades dessas maravilhas de clima tropical em latitudes abaixo do equador.

Passar o dia na praia, mergulhar com água acima dos 25º e comer peixe e marisco frescos enquanto sentimos o sal e a areia ainda agarrados à roupa e à pele. Não calçar sapatos o fim se semana todo e passar os dias de bikini, a deixar o corpo arejar.

Mas o mais engraçado é que durante estes quase 3 anos em que vivi em Luanda, cheguei a sentir falta do inverno, acreditam? Especialmente na época de Natal. Senti falta do frio e chuva a baterem no vidro e de me enrolar numa manta a beber chá quente e a ver filmes. Agora que o tenho estou a ansiar pela chegada da primavera. O ser humano é realmente o eterno descontente… 🙂

Este pequeno-almoço que partilhei no facebook no fim de semana e que tantos elogios recebeu, pode ser consumido quente ou frio,  fazendo dele um ótimo aliado para dias de verão ou inverno. Espero que gostem!


Ingredientes: (3 a 4 pessoas)

Para a pêra grelhada

2 peras descascadas

Para a granola

1 + 1/2 chávenas de chá (=cup) de trigo sarraceno

1/2 chávena de chá (=cup) de flocos grossos de aveia

2 c. sopa de quinoa

1 c. sopa óleo de coco

2 c. sopa de xarope de ácer

2 c. sopa puré de pêra (ou maçã ou outro que preferir)

1 c. café de canela

1/2 c. café erva doce

7 ameixas secas picadas (sem caroço)

4 c. sopa de frutos secos picados (usei amêndoas, nozes, macadamias e castanhas do brazil)

Toppings (opcional): framboesas, xarope de ácer ou mel, iogurte, etc.

Preparação:

Pré aqueça o forno a 180º e forre um tabuleiro com papel vegetal.

Numa taça junte todos os ingredientes secos da granola e misture. Noutra taça pequena, misture os húmidos e leve ao micro-ondas por 1 a 2 minutos até estarem quentes e conseguir misturá-los bem.

Envolva os ingredientes húmidos nos restantes, assegurando-se que humedece todos os ingredientes secos. Espalhe a mistura no tabuleiro e leve ao forno por 12-15 minutos ou até ficar dourada, mexendo a meio do tempo para que a granola toste por igual. Retire do forno e deixe arrefecer completamente (só assim ficará crocante).

Entretanto corte as pêras em quartos e depois os quartos em metades, conforme vê na foto acima. Aqueça uma grelha/chapa em lume alto e disponha as fatias de pêra, grelhando cerca de 5 minutos cada lado. Vire-as e repita.

Numa taça disponha as fatias de pêra com algumas framboesas, outros frutos que goste ou até iogurte, junte por cima 3 a 4 colheres de sopa de granola e um fio de xarope de ácer ou mel. Sirva.

Guarde o resto da granola num recipiente hermético em local fresco e seco.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. Para um pequeno almoço quente sirva a pêra acabada de grelhar, caso contrário deixe-a arrefecer e junte-lhe outras frutas frescas (manga, morangos, etc.).

Anúncios

2 thoughts on “Pêra grelhada com granola de trigo sarraceno

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

w

Connecting to %s