Creme de curgete e funcho

CremeCurgeteFuncho

Como fazer face a este frio? Com sopas bem quentes claro!! E este creme é aveludado, fácil de fazer, delicioso e light. Saiba ainda neste post uma forma natural de combater a azia.

A ideia para esta sopa surgiu-me há alguns sábados atrás quando visitei o mercadinho biológico da quinta das conchas e vi uns bolbos de funcho com um aspeto maravilhoso. O funcho é bastante versátil e é uma planta que pode ser consumida por inteiro, sem desperdício. Ainda assim muitos são reticentes a utilizá-lo. As folhas servem para aromatizar molhos, peixe e saladas por exemplo, o bolbo é ótimo para sopas e as sementes, mais conhecidas como erva doce, são perfeitas paras as famosas broas castelares e outros bolos.

O que a maioria das pessoas não sabe é que o funcho tem propriedades ótimas ao nível da digestão. Mastigar sementes de funcho após a refeição pode aliviar os sintomas de enfartamento e azia, entre outros. Se sofrem deste mal experimentem para ver se resulta convosco. E não o sabor não é desagradável, é até “mentolado” devido ao aneto.

Posto isto, toca a dar uma hipótese ao funcho quando o virem no supermercado, não só para fazerem esta sopa como para muitas outras que tenho por aqui. As sementes conseguem encontrar em ervanárias ou casas de produtos a granel.

Esta receita é uma espécie de 2 em 1 porque ao fazerem a sopa “recebem” também um caldo de legumes caseiro que poderão guardar e utilizar noutros pratos.


Ingredientes:

450g de curgete sem pele

50g cebola (sem pele)

150g bolbo de funcho

1 pitada das folhas picadas

500ml água

flor de sal a gosto

1 fio de azeite virgem extra

Preparação:

Parta os legumes em bocados médios e coloque-os dentro de uma panela. Adicione a água e deixe cozer em lume brando durante 15-20 minutos.

Apague e retire 3/4 da água para um recipiente (frasco por exemplo). Triture a sopa e vá deitando porções pequenas do caldo, a pouco e pouco, até conseguir a consistência de creme. Reserve o restante caldo num frasco ou recipiente hermético no frigorífico para outras receitas (voilá tem um caldo de legumes caseiro).

Adicione o sal e o azeite a gosto e volte a triturar a sopa. Sirva bem quente numa taça ou prato e enfeite com um fio de azeite e um pouco das folhas picadas por cima.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

Anúncios

2 thoughts on “Creme de curgete e funcho

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s