Granola Express

express-granola2.jpg

Sem alternativas para o pequeno-almoço? Fartos dos cereais de pacote carregados de açúcar? Sem tempo para preparar coisas elaboradas? Aqui fica a solução!

Nunca fui capaz de comer logo a seguir a acordar. Desde miúda, preciso de umas horas até sentir fome e a comida me saber bem de manhã. Hoje sei que não há problema nenhum nisso, há quem lhe chame jejum e existe toda uma ideologia e regras associadas para tirar proveito das suas mais valias. No meu caso é simplesmente fazer aquilo que o meu corpo pede e com que me sinto bem.

Mas independentemente da hora a que comemos de manhã, sabe bem variar e termos opções saudáveis e rápidas para o dia a dia. Foi com esse intuito que fiz esta receita de granola. Na sua base está uma quantidade potente de cereais integrais, que nutrem e focam o nosso corpo e mente logo pela manhã e ajudam ainda a regular o intestino, devido às fibras. O resto pode ser adicionado à vossa vontade: ora frutos secos, ora sementes, ora raspas de laranja, passas, ameixas, coco ralado, enfim… Sejam criativos e ajustem os sabores à vossa preferência.

Demora 10 minutos a fazer, é muito fácil e nem precisam de forno. Acreditem que testei-a com a minha amiga Rafaela (que só entra numa cozinha quando é mesmo imprescindível) e agora recebo fotos de granola feita por ela (podem ver abaixo). Como dizia o outro: e esta hein? 😉

Espero que gostem!


Ingredientes:

1 chávena de chá (=cup) de flocos de aveia integral*

1/4 chávena de chá (=cup) de flocos de cevada integral*

2 c. sopa de quinoa tufada (ou normal)*

4 c. sopa de frutos secos picados (escolha os seus favoritos)

2 c. sopa mel de arroz (ou outro adoçante à escolha)

1 c. chá óleo de coco

pitada de sal e canela (opcional)

Preparação:

Numa taça junte todos os ingredientes secos e misture bem. Reserve.

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio e adicione o adoçante e óleo de coco. Misture-os e assim que começarem a borbulhar introduza a mistura da tigela. Envolva tudo muito bem no líquido com uma colher de pau e deixe tostar por 5-7 minutos ou até ficar dourado (atenção para não queimar), mexendo de vez em quando.

Retire e transfira para um prato grande, espalhando bem. Deixe arrefecer por completo para ficar crocante e já está!

Sirva ou guarde num recipiente hermético em local fresco e seco durante 1 a 2 semanas.

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Deixo algumas substituições de ingredientes possíveis: arroz ou millet tufados em vez de quinoa; inverter as proporções de aveia e cevada; trigo sarraceno em grão em vez de cevada; flocos de centeio, de milho ou de trigo integrais em vez de cevada ou aveia.

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s