Estufado branco de lentilhas e bulgur

Estufado branco de lentilhas e bulgur

White & creamy lentil & bulgur stew – Recipe below in EN

Querem introduzir pratos vegetarianos nas refeições da semana e não sabem como? Experimentem começar por esta e vão ver que não se arrependem!

Na semana passada recebi uns amigos para almoçar aqui em casa. Nenhum deles é vegetariano, muito pelo contrário, um deles come frango e ovos religiosamente todos os dias (sim Adí estou a falar de ti)! E embora adore satisfazer os pedidos dos amigos e família, por vezes também é necessário mostrar-lhes novos sabores, receitas e um admirável mundo novo de possibilidades culinárias.

Como a carne entra cada vez menos aqui em casa (e a única que tinha era para a cadela), as opções resumiam-se a peixe ou vegetariano. A aposta mais cautelosa era sem dúvida o peixe, mas sabia que tinha um prato que não ia deixar-me mal. Este estufado de couve-flor, lentilhas e bulgur é a opção perfeita para os paladares menos acostumados às refeições vegetarianas e naturais. E sim, não tenham dúvidas que os paladares se ajustam e treinam, daí termos a vida facilitada quando conhecemos as pessoas para quem cozinhamos, já que conseguimos ajustar os sabores e aromas.

E a melhor parte sabem qual é? É recebermos um elogio logo na primeira garfada! Até dos mais céticos. Não há melhor satisfação do que quebrar preconceitos e desfazer más experiências em relação à cozinha vegetariana. Mostrar que conseguimos incutir sabores tão intensos e deliciosos como em qualquer outro género culinário.

Para fechar o almoço em beleza fiz o meu Bolo de Banana, do qual só sobraram 2 finas fatias após horas de conversa! E no final conseguimos um serão bem passado, com corpos felizes, bem alimentados e mentes mais abertas.

Que tal experimentarem aí por casa? A receita é bem fácil, demora 15 minutos a fazer e prometo que vão conseguir fãs 😉 Deixo algumas dicas para substituições no final. Boa semana!


Ingredientes: (4-6 pessoas)

1 fio generoso de azeite virgem

1 + 1/2 c. sopa de tahini (pasta de sésamo)

2 c.sopa de cebola picada

3 chávenas de chá de couve flor (em bocados médios)

1/2 chávena de chá (=cup) de lentilhas vermelhas

1/2 chávena de chá (=cup) de bulgur

4 chávenas de chá de chá (=cup) de gengibre ou erva príncipe

1 folha de louro (seca)

2 sementes de cardamomo

1 pacote (200 ml) de natas de arroz (ou outras que prefira)

2 c. chá de paprika fumada

flor de sal  e pimenta preta em moinho a gosto

Preparação:

Com a ajuda de uma faca, retire o veio central da folha de louro (é indigesto e deve ser evitado).

Num wok ou tacho anti-aderente, em lume médio-alto, aloure a cebola no azeite e junte de seguida o tahini, mexendo até ficar líquido.

Adicione a couve-flor e salteie 1 a 2 minutos, mexendo sempre. Junte as lentilhas, o bulgur, o louro, o cardamomo e de seguida o chá. Mexa, deixe levanter fervura, adicione sal a gosto e baixe o lume. Mantenha em lume brando cerca de 10 minutos, ou até mais de metade da água ter sido absorvida.

De seguida adicione as natas, a paprika e a pimenta a gosto. Prove e ajuste os temperos se necessário. Deixe em lume brando mais 3-5 minutos, até ficar cremoso. Retire do lume e sirva de imediato (retire as sementes de cardamomo e as folhas de louro).

Notas: utilize de preferência ingredientes biológicos. Pode utilizar um saco de chá para colocar as especiarias (louro e cardamomo), desta forma depois consegue retirá-las facilmente.

Substituições: pode utilizar outro chá que prefira em vez destes, mas aconselho a que seja aromático e fresco (ex: menta, hortelã, etc.); pode utilizar natas de soja, aveia, leite de coco ou outras que prefira; caso não encontre paprika fumada utilize paprika normal/ pimentão doce, não terá o sabor a “fumeiro” mas vai continuar saboroso.


English version

Ingredients: (4-6 portions)

1 generous olive oil drizzle

1 + 1/2 tbsp tahini

2 tbsp chopped onions

3 cups cauliflower (chopped in medium pieces)

1/2 cup red/orange lentils (don’t need soaking)

1/2 cup bulgur

4 cups ginger or lemongrass tea

1 bay leave (dry)

2 cardamom seeds

200m ml rice cream (or other of choice)

2 tsp smoked paprika

sea salt and black pepper to taste

Preparation:

Remove the central vein of the bay leave with a help of a knife (it’s not good for the digestion).

In a wok or non-stick pan, over medium-high heat, place the olive oil and onion until soft.  Add the tahini and stir until liquid and combined.

Add the cauliflower and sauté 1 to 2 minutes, stirring constantly. Add the lentils, bulgur, bay leaf, cardamom and tea. Mix well until it starts simmering, add salt to taste and lower the heat. Keep it for about 10 minutes, or until more than half of the water has been absorbed.

Then add the cream, paprika and pepper to taste. Taste and adjust seasonings if necessary. Simmer more 3 to 5 minutes until creamy. Remove from the heat and serve immediately (remove the cardamom seeds and bay leaves before serving).

Enjoy!

Note: use preferably organic ingredients.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s