Hummus de batata-doce

 

Hummus batata doce 2

Sweet potato hummus – recipe in EN below

Hummus e batata-doce, como pode não resultar certo? É cremoso, delicioso e perfeito como entrada para uma festa ou snack para meio da tarde. Se nunca experimentaram é desta que se aventuram!

Sei que tenho estado um pouco mais ausente do que o habitual mas estas semanas têm sido muito intensas. Entre workshops, aulas, fotografias e muitos projetos que se avizinham, tem sido impossível arranjar tempo para colocar as receitas em dia aqui no blog.  Mas posso desvendar-vos um bocadinho do que ando a preparar, querem?

Ora bem, a primeira novidade é que muito em breve vou colaborar com o Talanti . O Talanti é um projeto que nasce para revolucionar a forma como damos presentes e eu não podia estar mais contente por me associar a esta iniciativa. Numa sociedade em que quase tudo o que oferecermos é comprado e despersonalizado, o Talanti vem mudar isso. Conseguimos fazer prendas à medida, com significado, sejam elas um retrato de alguém pintado por um artista, uma banda desenhada customizada, um vídeo com uma história de amor, entre muitos outros presentes artísticos, entre eles a culinária claro! Prometo em breve dar-vos mais informação sobre a minha participação no projeto, mas para já espreitem o site que vale a pena.

E com tanto a acontecer na minha vida ainda consigo tempo para receber cá em casa alguma família e amigos (não me perguntem como que também não sei…)! E esta receita tem sido um mega sucesso nos últimos almoços. Como é fácil de fazer decidi partilhar convosco porque está a chegar o bom tempo (não sei quando mas tenho fé que esta chuva pare) e começam-nos a apetecer coisas mais frescas.

Em jeito de despedida deixo apenas uma nota que nada tem a ver com receitas: como sabem entrou em vigor a nova política de proteção de dados e eu, apesar de ter o site alojado numa plataforma que está de acordo com essa política, ainda estou a tentar perceber quais os impactos disso para mim e para vocês que recebem as minhas comunicações. Em última instância terei que vos enviar um e-mail para que dêem de novo o vosso consentimento expresso em como querem continuar a receber as minhas receitas, e-newsletters, etc. ok? Sei que é chato, mas não deixem de o ler e responder porque adoro ter-vos desse lado! 🙂

Aqui fica então a receita do hummus e já sabem, partilhem, comentem e mostrem-me os vosso remakes que adoro ver.


Ingredientes:

1 cup (chávena de chá) de batata doce laranja assada (sem pele)*

2 cups (chávenas de chá) de grão de bico cozido

1 colher de café de gengibre fresco ralado

sumo de 1/2 limão

1 c. chá de folhas de tomilho frescas (opcional)

1 pitada de cominhos moídos (opcional)

1 fio de azeite

sal marinho e pimenta preta em moinho a gosto

1 a 3 colheres de sopa de água (apenas se necessário)

flores comestíveis e sementes de sésamo pretas (opcional – para decorar)

Preparação:

Num robot de cozinha ou liquidificador potente junte todos os ingrediente e triture-os até conseguir uma pasta uniforme. Caso sinta a pasta demasiado seca junte água (pouco de cada vez) e vá triturando até à consistência certa. É normal que tenha que ir parando e raspando as laterais do seu robot de cozinha mas não desista. Prove e ajuste os temperos sempre que parar.

Transfira a mistura para uma taça e enfeite com sementes de sésamo, fio de azeite, flores e mais tomilho ou outra erva que prefira. Sirva ou guarde no frigorífico em recipiente hermético. Consuma no prazo de 1 semana.

Notas: use de preferência ingredientes biológicos.

*Usei batata-doce laranja porque é a mais cremosa mas pode utilizar outras. Basta partir ao meio e assar cerca de 20 min (ou até ficar suave) a 180º com um fio de azeite e sal marinho. Depois disso pode raspar o interior e utilizar no hummus. 


English version – Sweet Potato Hummus

Hummus Batata doce 1

Ingredients:

1 cup baked orange sweet potato (peeled)

2 cups chickpeas (cooked)

1/4 tsp grounded fresh ginger

1/2 lemon juice

1 tsp thyme fresh leaves (optional)

1 pinch grounded cummin (optional)

1-3 tbsp water (only if needed)

1 drizzle of olive oil

sea salt & pepper to taste

flowers, herbs and seed to decorate (optional)

Preparation:

Blend all ingredientes in a high speed blender until creamy. Add water bit by bit if the mixture is too dry. Adjust seasoning to taste.

Transfer to a bowl and decorate with eatable flowers, seeds and herbs. Serve with bread, over salads or with raw crunchy veggies.

Note: use preferably organic ingredients.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s