Pataniscas de legumes

IMG_8378

Vegan and GF veggie fritters – recipe below in EN

Se gostam de pataniscas têm que que experimentar estas! São muito fáceis de fazer, levam 6 ingredientes e não levam ovos nem farinha de trigo, por isso são vegan e sem glúten.

Eu adoro pataniscas e já tenho no blog uma receita de pataniscas de curgete . Mas cada vez mais me pedem receitas vegan e sem glúten e embora eu não seja vegana ou intolerante ao glúten, gosto de ter opções que se adaptem a todos. Além disso, na culinária há tantos ingredientes com que podemos dar largas à imaginação, e com resultados deliciosos, que não faz sentido utilizarmos sempre os mesmos.

E nesta época de verão, em que só nos apetece pratos frios e leves, esta opção é ótima como almoço de praia ou para fazer um pic-nic no campo. Demora 15 minutos e leva apenas 6 ingredientes. Para ajudar há ainda um vídeo tutorial que podem ver no stories do meu Instagram  (no separador Tutorials).

Se ainda não me seguem nesta rede social não deixem de o fazer, porque nela partilho um pouco do meu dia a dia e muitos vídeos e receitas que muitas vezes o facebook (e até o meu blog) não me permite partilhar com o mesmo imediatismo.

Espero que tenham umas ótimas férias e em breve prometo postar tudo acerca da minha última viagem a Canadá! E já sabem, não se esqueçam de partilhar as vossas receitas favoritas com a família, amigos, etc. e em caso de dúvidas é só deixarem um comentário que terá sempre resposta.

Bom apetite!


Ingredientes: (6-8 pataniscas)

1 cup (=chávena de chá) de curgete ralada

1/2 cup (=chávena de chá) de cenoura ralada

1/3 cup (=chávena de chá) de farinha de grão (mais se necessário)

2 c. sopa de cebola picada

1/2 c. café de coentros em pó e/ou cominhos em pó

sal marinho e pimenta preta a gosto

azeite virgem (para untar a frigideira)

Preparação:

Numa taça junte todos os ingredientes e mexa com uma espátula até a curgete começar a largar água. Vá misturando até conseguir uma pasta, se a mistura lhe parecer demasiado líquida (há curgetes que deitam muita água) adicione um pouco mais de farinha de grão e volte a misturar. Pretende-se uma massa mais espessa do que a de panquecas por exemplo, mas não demasiado densa e seca*.

Aqueça uma frigideira anti-aderente em lume médio e deite un fio de azeite, espalhando-o pela superfície de forma a untá-la. Adicione uma colher da mistura e pressione levemente com uma espátula, de forma a espalmá-la ligeiramente. Deixe cozinhar 2 a 3 minutos e vire-a com a ajuda da espátula. Cozinhe mais 2 a 3 minutos e transfira para um prato ou travessa. Repita para a restante mistura.

Poderá acrescentar uma colher de iogurte e coentros frescos no final (opcional).

Nota: utilize de preferência ingredientes biológicos.

*Dica: se tiver dúvidas em relação à consistência da massa experimente fazer uma na frigideira e caso ela se desintegre é sinal que deve adicionar mais farinha à mistura.


English version – Vegan and gluten free veggie fritters

Check the video tutorial on my IG account (select “Tutorials” on my stories).

Ingredients: (6-8 portions)

1 cup grated zuchini

1/2 cup grated carrots

1/3 cup chickpea flour (more if needed)

2 tbsp minced onions

1/4 tsp dried coriander powder and/or dried cummins powder

sea salt and pepper to taste

virgin olive oil (to grease the pan)

Preparation:

In a bowl add all ingredients and mix with a spoon or spatula until zuchini starts to loose water. If the batter becomes too watery add a bit more of flour and mix again until you get a consistency more dense than pancakes for example*.

Heat a non-stick pan over medium heat and add a drizzle of olive oil to grease the pan. Scoop a spoon of the batter and place in the pan, using your spatula to flatten it a bit. Let it cook for about 2-3 minutes and flip. Cook again for the same time and transfer to a plate. Repeat for the rest of the batter.

You may add a dollop of your favorite yogurt and fresh coriander at the end (opcional).

Nota: use preferably organic ingredients.

*Tip: if you have doubts about the right consistency of the batter just try making one fritter in the pan and if it doesn’t hold/breaks easily it means you need to add more flour to your batter.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s